domingo, 25 de novembro de 2012

EU TENHO PRECONCEITO?

Em relação ao meu mais recente post "Falar mal é como ser gordo", recebi duas mensagens com certa dose de inconformação e mágoa, vindas de dois estimados amigos: um homem e uma mulher. A noção comum em ambas as mensagens é a de que eu tenho "preconceito contra os gordos"!

Claro que essa interpretação de minhas palavras não corresponde à realidade!

Quem me conhece um pouquinho sabe que sou uma pessoa absolutamente sem preconceitos. De qualquer espécie: de cor, de condição social, de estado civil, de preferência sexual, de nacionalidade, de língua, de cultura, de ideologia política, de credo religioso e - menos ainda - de constituição física. E sabem por quê?
Porque, para mim, tudo isso é secundário, supérfluo, efêmero. Para mim, a pessoa é o espírito, a alma e, como tal, não tem nenhum desses atributos! Sendo espírito, cada ser humano é uma fração de Deus!
É assim que ensina o primeiro livro da Bíblia, Gênesis: "E formou o Senhor Deus o homem do pó da terra e soprou em seus narizes o fôlego da vida; e o homem foi feito alma vivente." O ser humano é, em essência, uma partícula de Deus. É incorpóreo, incolor e informe. Não é, portanto, gordo ou magro...

As minhas palavras foram, isso sim, dirigidas aos inconformados acomodados!

Há gordos que gostam de ser gordos.Vivem bem assim, desestressados e felizes. Jô Soares é um bom exemplo: ser gordo faz parte de seu marketing e business pessoal! Abre seu imperdível programa com "Um beijo do Gordo"... Houve uma época em que, após feroz regime, emagreceu... e perdeu sua identidade! Em seguida criou um excelente show: "Viva o Gordo e abaixo o regime"! 

Eu me referia aos que não se sentem bem sendo gordos, mas não fazem nada para resolver a questão.
Da mesma forma que certas pessoas que passam mal cada vez que têm que falar em público. Suam frio, ficam trêmulas, alteram o batimento cardíaco, angustiam-se, perdem oportunidades de progresso e de sucesso... mas não buscam uma solução - que é tão simples:  basta recorrer a um CURSO DE ORATÓRIA! E há, em São Paulo e Brasil afora, excelentes cursos, com dedicados professores, prontos a curar esse mal!

Foi essa - e somente essa - a intenção, expressa de forma contundente para despertar a atenção e quebrar a acomodação!

Afinal, era preciso lembrar que realizaremos o último Curso de Oratória Moderna deste ano no próximo dia 8 de dezembro, sábado, em regime de concentração total, das 10h00 às 19h00, no San Raphael Hotel, no centro romântico de São Paulo, no Largo do Arouche.
Se você quer sair da zona cinzenta dos que falam mal - ou mal falam - , e tornar-se um comunicador qualificado e feliz,  inscreva-se pelo site: www.jboliveira.com.br

quinta-feira, 22 de novembro de 2012

FALAR MAL É COMO SER GORDO...

Falar mal - sem objetividade, sem clareza, sem resultado, enfim - é como ser gordo: a pessoa se sente constrangida, insegura, diminuída  e atrapalhada cada vez que tem que falar em público. Sua frio, sente o estômago revirar e o coração disparar... mas NADA faz para resolver o problema. E continua gordo. E continua a falar mal!

Se este é o seu caso, não deixe passar esta oportunidade: participe de nosso último curso de oratória  do ano! 

- Dia 8 de dezembro, sábado, das 10h00 às 19h00, em regime de "imersão total".
- Auditório do San Raphael Hotel - Largo do Arouche 150, a 300 metros do metrô República.
- Tudo incluído: curso, apostila, certificado, coffee-break e almoço, em excelente ambiente.
- Um dia inteiro de aprendizado, no centro romântico de São Paulo!
- Informações e inscrições pelo site www.jboliveira.com.br!

Talvez você não deixe de ser gordo, mas certamente deixará de FALAR MAL!




sexta-feira, 16 de novembro de 2012

FALTA DE RESPOSTA. MAS NÃO DE ATENÇÃO!

Tenho recebido pelo Facebook, pelo Site e por e-mail muitas mensagens, vindas de vários pontos do Brasil, todas marcadas pelo mesmo carinho e amabilidade.

Nessas minhas  mais recentes andanças para proferir palestras e ministrar cursos país afora, estive em João Pessoa, Vitória da Conquista, Juazeiro do Norte, Salvador, Brasília, Campo Grande, Cuiabá e - aqui mais por perto - Agudos, Sorocaba, Santos, Guarujá, Guarulhos e, evidentemente, São Paulo. Em todos esses lugares, não faltou a acolhida calorosa e amiga dos queridos irmãos, brasileiros de todos os rincões.

Alguns desses eventos estão documentados nas fotos publicadas em meu site e nas redes sociais e mostram auditórios e salões lotados de participantes de todas as idades, realmente participantes! Nas palestras com base em meu livro "Boas Dicas para Boas Falas", os jovens surpreenderam pela presença maciça e pelo vivo interesse, formando, ao final, longas filas para colher o autógrafo.

Em decorrência de tudo isso, e por estar desenvolvendo projetos de mais um livro e um CD, o tempo tem sido para mim como cobertor de pobre: se cobre os pés, descobre a cabeça!

Há pouco respondi, em mensagem coletiva (e pedindo escusas por isso), aos inúmeros colegas, confrades, ouvintes e leitores - todos amigos - pela indelicadeza de não me dirigir a cada um deles individualmente, como o recomenda a boa etiqueta. Já recebi uma confortadora resposta, que mostra que fui perdoado!

Preciso receber, também coletivamente, essa benéfica  tolerância. É importante saberem todos que houve:

FALTA DE RESPOSTA. MAS NÃO DE ATENÇÃO. NEM DE CARINHO E GRATIDÃO!

quinta-feira, 15 de novembro de 2012

EM DEZEMBRO, MATE ESTES 3 FANTASMAS...

Muitas pessoas passam a vida toda  apavoradas com 3 fantasmas que lhes roubam a alegria e o bem-estar!
Em razão do medo que esse "trio trágico" lhes impõe, ficam, muitas e muitas vezes, sem fala, trêmulas, suando frio. Frequentemente perdem oportunidades de expressar seu pensamento, de fazer ouvir sua voz e seu ponto de vista e o que é pior - em razão disso - são deixadas de lado;  perdem promoções a cargos mais elevados e deixam de exercer funções de liderança e destaque nos meios profissionais e sociais. Como consequência natural, amargam uma vida de frustrações e desencanto, quando não de humilhação...

Mas, afinal, de que estamos falando? Que fantasmas são esses, que trazem tantos e tão terríveis problemas? É possível "dar nome aos bois" e dizer o que eles fazem?

 Sim, é possível. Aí vão eles:

PRIMEIRO FANTASMA: INIBIÇÃO! Medo pânico de falar, que congela as palavras na garganta e, além de roubar a fala, instala um quadro de terrível mal-estar: garganta seca; voz insegura; coração em ritmo acelerado; estômago revirando e querendo sair pela boca; suor frio; mãos trêmulas e por aí afora...

SEGUNDO FANTASMA: DESCONEXÃO ou, para os mais íntimos "BRANCO"! Perda da sequência da fala, dificuldade de dar prosseguimento lógico ao discurso, gerando a sensação de queda num profundo abismo, sem ter em que se segurar ou se apoiar e, com isso, perdendo o rumo. E os ouvintes...

TERCEIRO FANTASMA: PROLIXIDADE! Excesso de palavras para expressar poucas ideias, criando uma fala  cheia de repetições, redundâncias e normalmente marcada por frases longas, malformadas - tecnicamente chamadas de solilóquio. O resultado é que  enchem os ouvidos  - e a paciência - dos interlocutores, que se desligam do comunicador, deixando-o a falar sozinho...

Entretanto, o que é muito bom é saber que eles podem ser vencidos, derrotados, eliminados, extirpados! E muito mais facilmente do que se pensa! Isso porque falar deveria ser tão natural para o ser humano quanto é o cantar para o pássaro! Assim como cantar caracteriza este, falar é marca distintiva de nós humanos!

Ao longo de mais de 30 anos, venho ensinando como superar o problema em todo o país e até no exterior, com excelentes resultados. Afinal, como diz o título de um de meus livros, "FALAR BEM É BEM FÁCIL"!

A oportunidade para acabar de vez com esse sofrimento moral que infelicita sua vida virá agora, no dia
8 DE DEZEMBRO, SÁBADO, DAS 10h00 ÀS 19h00. Veja os detalhes e  a ficha de inscrição em www.jboliveira.com.br . E apresse-se: as vagas são limitadas!

Sei que alguém vai perguntar: "Mas, dá para ensinar Oratória em um dia?" E eu respondo: "Sim, dá, porque o mais difícil eu não preciso fazer, que é ensinar a falar! Eu preciso apenas ensinar a FALAR BEM. A vencer as barreiras, vícios e incorreções da fala. E para isso, um dia é absolutamente suficiente!"

Aceite este convite-desafio e entre no ANO NOVO com ÂNIMO NOVO!






domingo, 11 de novembro de 2012

6 DE DEZEMBRO - CÂMARA MUNICIPAL EM NOITE SOLENE!



No dia 6 de dezembro, quinta-feira, às 19h00, a Câmara Municipal de São Paulo estará em noite de festa. Seu amplo Salão Nobre receberá os homenageados e convidados da tradicional SOCIEDADE AMIGOS DA CIDADE - fundada em 25 de janeiro de 1934, pelo saudoso prefeito Prestes Maia - para sua Sessão Solene de Homenagem às Instituições de Proteção à Sociedade e à Cultura da Paz.

A condecoração Ordem do Mérito Cruz do Anhembi, oficializada pelo Decreto 52.890, de 01.03.1972, do Governo do Estado de São Paulo, será outorgada a autoridades e personalidades de destaque da sociedade paulistana e paulista, nos graus honoríficos de Medalha, Comenda, Colar, Grão-Colar e Grã-Cruz. Também será conferido o Diploma "Amigo da Cidade", nas categorias pessoa física e corporação.

O Presidente do Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo Desembargador Ivan Sartori, que já confirmou presença, será condecorado com o Grão-Colar da Ordem do Mérito Cruz do Anhembi. Com presença ainda não confirmada, o Presidente do Tribunal Regional Federal Desembargador Newton de Lucca, recebeu indicação do Conselho de Honrarias e Mérito para idêntica homenagem, assim como a Secretaria de Justiça e Defesa da Cidadania Dra. Eloísa de Sousa Arruda. Confirmou sua presença o Diretor da Escola Paulista da Magistratura Desembargador Armando Toledo, já agraciado no ano anterior e integrante da Galeria dos Homenageados do sodalício.

No segmento de Cultura da Paz, Gaetano Brancatti Luigi, terá seu mérito reconhecido como idealizador do Marco da Paz, símbolo que, a partir de São Paulo, espalhou-se pelo país e pelo mundo. Outras pessoas com atuação notória em favor do bem-estar da sociedade, da melhoria da convivência humana e da paz entre pessoas, comunidades e povos serão - a critério do egrégio Conselho de Honrarias e Méritos - eleitas para receber o reconhecimento da mais antiga entidade de defesa dos valores e tradições de São Paulo. Em consonância, aliás, com as palavras do patrono de nossa cidade e estado, Apóstolo São Paulo: "Portanto, atribui a cada um o que lhe é devido... a quem honra, honra"!