domingo, 30 de dezembro de 2012

FECHANDO PARA BALANÇO!

Estamos na antevéspera de um novo ano!
2012, com todos os seus acontecimentos - bons ou maus - acabou. Apenas o ano: O MUNDO NÃO!
Fechamos mais um ciclo em nossa existência. É um bom motivo, e momento, para "fechar para balanço", como se faz no mundo corporativo.
Só que, no nosso caso, não precisaremos recorrer a um profissional da contabilidade. É algo bem fácil de fazer e que, como apregoam os vendedores de rua, "não exige prática nem habilidade". É simples assim: tome três folhas de papel e coloque:

- na primeira, tudo aquilo que você tinha se proposto fazer em 2012;
- na segunda, tudo o que efetivamente fez durante o ano e,
- na terceira, o que deixou de fazer. De preferência especificando até o porquê da não realização.

Pronto: está feito o balanço.
Entretanto, prepare-se para o que vai encontrar na terceira folha. Isso porque temos - especialmente os brasileiros - muita iniciativa, pouca "continuativa" e quase nenhuma "acabativa"!
Ah! aquele curso de inglês, espanhol, italiano, alemão ou mandarim que íamos fazer sem falta! Aquela dieta ou regime para realçar a elegância física e aumentar a autoestima! Ou aquele Curso de Oratória, para acabar de vez com a humilhante inibição! Ou ainda a matrícula na academia para malhar pra valer...

Este é o momento que você lembrar que não se pode reescrever o passado, mas - contemplando-o - pode-se escrever um futuro melhor, mais profícuo, edificante e satisfatório.
As atividades que deixamos de praticar no ano findo não devem trazer-nos meramente frustração mas firme disposição de retomá-las na bênção do Novo Ano que Deus nos concede, como páginas em branco para serem preenchidas por nós ao longo de 365 dias!
Será salutar, também, rever algumas atitudes que ia adotar - ou alterar - no período anual que finda, como ser mais tolerante com o cônjuge, com os filhos ou com os pais; ser mais pontual nos compromissos; corrigir defeitos; demonstrar mais atenção aos colegas e amigos; deixar o vício ou os vícios; controlar os gastos; perdoar quem o tenha ferido com ofensa; pedir perdão a quem você tenha ofendido e por aí afora!

Faça isso. E tenha um FELIZ ÂNIMO NOVO!


terça-feira, 25 de dezembro de 2012

25 DE DEZEMBRO DE 2012! HÁ 2012 ANOS NASCEU JESUS?

Hoje é 25 de dezembro de 2012 e os cristãos, ao redor do mundo, comemoram o 2012° aniversário de nascimento de Jesus Cristo, que teria ocorrido no ano um de nossa era: o 1° a.D. (anno Domini).

Porém...

Vários estudos afirmam que o nascimento de Cristo não se deu no que denominamos ano I. Confrontações com outros registros históricos - como a morte do rei Herodes e a posse do imperador Tibério - sugerem que ele teria nascido entre 2 a 6 anos antes.

O mês, também, não poderia ter sido dezembro, época de frio tão intenso na Palestina, que os pastores mantêm suas ovelhas protegidas em abrigos cobertos, os apriscos. Isso inviabilizaria o relato de Lucas, no capítulo dois de seu Evangelho, acerca dos "pastores que estavam no campo e guardavam durantes as vigílias da noite o seu rebanho"... quando "o anjo lhes disse: Não temais porque eis aqui vos trago novas de grande alegria... pois na cidade de Davi, vos nasceu hoje o Salvador que é Cristo, o Senhor".

Por fim, quanto ao dia, é quase certo que não foi 25. Essa data teria sido fixada muito posteriormente, na  busca de fortalecimento do Cristianismo, através da incorporação de hábitos e festividades já existentes em outros cultos. Por ocasião do solstício de inverno, comemorava-se o Natalis Solis Invicti - Nascimento do Sol Invicto, em homenagem ao deus persa Mitra, muito popular em Roma. E como Cristo prefigurava o sol de uma nova era, de uma nova vida, esse dia pareceu propício.

Chega-se, por tudo isso, à conclusão de que não há registros históricos indiscutíveis a respeito do ano, mês e dia do nascimento de Jesus. Entretanto, isso - que poderia, para a sabedoria dos homens, parecer um despropósito, zelosos que são de tais dados - é, ao contrário, como um propósito de Deus. Não quer Ele que nos prendamos a detalhes históricos ou geográficos, de tão pequena importância: "Porque está escrito: destruirei a sabedoria dos sábios e aniquilarei a inteligência dos inteligentes" (I Coríntios 1:19).

O importante realmente - o certo e indiscutível - é o fato espiritual: CRISTO NASCEU! Nasceu e revolucionou o mundo, a História e os conceitos humanos! Nasceu e trouxe consigo a Redenção, a Religião (re-ligação entre criatura e Criador) e o Evangelho (Ev Angelós, boa mensagem) a Boa Nova entoada pelos anjos naquela noite de Belém, e presente hoje em todo o mundo:

                  "Glória a Deus nas alturas, paz na terra e boa vontade entre os homens"!

domingo, 23 de dezembro de 2012

EU NÃO DISSE? O MUNDO NÃO ACABOU...!

O dia - fatídico para alguns - 21 de dezembro de 2012 passou, "em brancas nuvens".
Deixei - de lambugem - que passasse também o "day after", 22 - para voltar ao assunto de meu último post: "O MUNDO VAI ACABAR DIA 21?".

Lá eu afirmava, com todas as letras e absoluta convicção, que o mundo não iria acabar na data "dada e traçada" pelos "sábios" da Terra, e reproduzia as palavras do próprio Jesus: "Daquele dia e hora ninguém sabe, nem os anjos do céu, nem o Filho, mas unicamente meu Pai".

E agora, como ficam os que tinham certeza de que o fim viria naquela data? O que farão outros com o estoque de água e provisões que fizeram? Revenderão os lampiões e lamparinas que, ridiculamente, juntaram, porque haveria trevas, em razão da extinção da eletricidade? E os que investiram em horrorosos, apertados e desconfortáveis bunkers  e os aparelharam para neles se refugiar com sua família? E alguns "homens de ciência" mostrados por programas de televisão que confirmavam a autenticidade da profecia?

Lembrava-me, aqui, de certa história antiga, que falava de um tal Maomé - não o Profeta Maomé, pai do Islamismo, mas um cidadão que se dizia mágico - e que proclamou, alto e bom som, que em determinado dia e hora certa montanha viria até ele. Como sempre acontece entre os homens, centenas deles vieram até onde estava o mágico e ali permaneceram à espera de que o fato inusitado ocorresse...
A hora prevista passou, o dia chegou ao fim e - evidentemente - nada de a montanha chegar. Então, plácida e descaradamente, ele se levantou e declarou: "Se a montanha não vem a Maomé, Maomé vai à  montanha"!

Os que, como eu e tantos outros, ficaram com a orientação do Mestre, nenhum temor tiveram. Ficaram, tranquilos, lembrando da orientação de São Pedro aos fiéis e "lançando sobre ele toda a vossa angústia, porque ele tem cuidado de vós"! 

Afinal, mais de dois mil anos de História, comprovam a veracidade das palavras de Cristo: "Passarão o céu e a terra, mas as minhas palavras não hão de passar"!



terça-feira, 18 de dezembro de 2012

O MUNDO VAI ACABAR DIA 21 DE DEZEMBRO?

Sexta-feira, dia 21 de dezembro, marcará o fim desta semana.
Para muitos, marcará também o fim do mundo!
Sim, afirmam eles, porque é isso que diz o calendário Maia...!
O interessante é que há pessoas aparentemente cultas, equilibradas e sérias acreditando piamente nisso. Alguns construíram fortalezas - bunkers é a expressão que usam - para se proteger do caos final. Outros fizeram estoque de alimentos, água e até de oxigênio, ou estão buscando refúgio em locais que, segundo creem, serão preservados do desastre...

Afinal, o que há de consistente nessa história?

Para início de conversa, é bom lembrar que não é a primeira vez que "entendidos" decretam o fim do mundo. Isso já ocorreu às vésperas do ano 1000; depois em 1910, quando da passagem do cometa Halley; e mais aquém, em 1999, na virada para o ano 2000. Neste último caso, já com a interferência da "modernidade": a figura do famoso bug do milênio, que causaria verdadeiro colapso em todos os computadores da terra... E o fim não veio!

E é precisamente o que vai acontecer mais uma vez, por uma simples razão: nós somos muito pequenos e néscios para pretender conhecer os mistérios do universo. A condição de humanos limita nosso campo de saber. Prova disso dá-nos o texto de Mateus, capítulo 24, versículo 36, em que Jesus proclama: "Daquele dia e hora ninguém sabe, nem os anjos do céu, nem o Filho, mas unicamente meu Pai"
Ora, se o Filho de Deus - "verbo que se fez carne e habitou conosco" - não tinha, como ser encarnado, esse conhecimento, nossos irmãos, índios maias, o teriam?

Creio que não. Creio, portanto, ser melhor que nos preparemos. Não para o fim do mundo, mas para seu prosseguimento. Para o "day after"!

quinta-feira, 6 de dezembro de 2012

É HOJE, na Câmara Municipal. SERÁ SÁBADO, no San Raphael!

Hoje, quinta-feira, dia 6 de dezembro, a pioneira das instituições de valorização da Pauliceia,  a Sociedade Amigos da Cidade - criada em 25 de janeiro de 1934 -  realizará Sessão Solene de Homenagem e Condecorações. Serão agraciados com a honraria Ordem do Mérito Cruz do Anhembi, oficializada pelo Decreto 52.890/72, do Governo do Estado de São Paulo, os Presidentes do Tribunal de Justiça de São Paulo e do Tribunal Regional Federal da  Terceira Região, desembargadores Ivan Sartori e Newton de Lucca, respectivamente; o Presidente da Federação da Agricultura do Estado de São Paulo Dr. Fábio de Salles Meirelles e o idealizador do Marco da Paz, Gaetano Brancati Luigi, entre outras autoridades e personalidades. Após a solenidade, todos, homenageados e convidados, participarão de coquetel de congraçamento, no Restaurante-Escola localizado no recinto da Câmara Municipal.
Às 19h00, no Salão Nobre da Câmara Municipal de São Paulo, Viaduto Jacareí, 100, 8° andar.

No próximo sábado, dia 8, a JBO Assessoria, Treinamento e Marketing realizará seu último curso de Oratória Moderna de 2012. Como faz há 30 anos, o Professor J. B. Oliveira transmitirá em apenas um dia, em regime de "imersão total", esse programa de treinamento e qualificação de pessoal. O Curso segue método exclusivo, criado pelo Consultor, que o tem ministrado em várias partes do Brasil e do exterior. Terá início às 10h00 e se estenderá até às 19h00, com intervalos para café e almoço, servidos no próprio  tradicional e acolhedor San Raphael Hotel, no nostálgico centro de São Paulo: Largo do Arouche, n° 150.
Inscrições ainda podem ser feitas pelo site www.jboliveira.com.br  ou pelo telefone (11) 3315-0055.

Termine este ano terminando com sua inibição, seu medo de falar e suas dúvidas sobre Comunicação Oral!

quarta-feira, 5 de dezembro de 2012

É HOJE...!

Hoje, quarta-feira, dia 5 de dezembro, é o dia da imperdível palestra do Comandante Militar do Sudeste, General-de-Exército Adhemar da Costa Machado Filho, na OAB São Paulo.

Orador de discurso agradável, informal e de fácil assimilação, ele falará sobre o Exército Brasileiro na atualidade. Demonstrará que nossa Força Terrestre não se atém apenas às rotinas militares, mas faz muito mais. Sua Engenharia, por exemplo, tem sido responsável por obras de grande alcance social. Com uma característica única: maior rapidez e menor custo. Foi o que ocorreu recentemente nas obras do Aeroporto de Guarulhos. Isso e muito mais o Comandante irá explicitar em sua palestra de logo mais, às 19h00.

O evento é aberto à participação de todos os interessados:
OAB São Paulo - Praça da Sé 385, 1° andar, 19h00.

segunda-feira, 3 de dezembro de 2012

NOS PRÓXIMOS DIAS... IMPORTANTES EVENTOS!

Os primeiros dias do mês de dezembro trarão estes grandes e interessantes eventos:

DIA 5, QUARTA-FEIRA, OAB SÃO PAULO, 19h00  -  palestra "O Exército Brasileiro na atualidade", a ser proferida pelo Comandante Militar do Sudeste General-de-Exército Adhemar da Costa Machado Filho. Evento aberto à participação de todos os interessados. Praça da Sé 385, 1° andar.

DIA 6, QUINTA-FEIRA, CÂMARA MUNICIPAL DE SÃO PAULO, 19h00 - Sessão Solene de Homenagem e Condecorações. Serão homenageados os Presidentes do Tribunal de Justiça de São Paulo Desembargador Ivan Sartori, do Tribunal Regional  Federal da 3ª Região Desembargador Newton de Lucca, e o Presidente da Federação da Agricultura do Estado de São Paulo Dr. Fábio de Salles Meirelles. Reconhecimento também ao criador do Marco da Paz Gaetano Brancati Luigi. O evento, promovido pela tradicional Sociedade Amigos da Cidade e aberto a toda sociedade paulistana e paulista. Viaduto Jacareí 100, 8° andar, Salão Nobre.

DIA 8, SÁBADO, SAN RAPHAEL HOTEL, das 10h00 às 19h00 - Curso de Oratória Moderna, última turma do ano, ministrado por J. B. Oliveira. Totalmente realizado nas dependências desse tradicional hotel, localizado no centro romântico de São Paulo, o programa oferece, além do curso, material didático de apoio, certificado de participação, coffee-break e almoço. Inscrições ainda podem ser feitas na JBO Assessoria (11.3315-0055) ou pelo site www.jboliveira.com.br

DIA 11, TERÇA-FEIRA, CIEE, RUA TABAPUÃ 445, ITAIM-BIBI, 08h30 - palestra "Boas Dicas para Boas Falas", apresentada por J. B. Oliveira. Participação gratuita, porém com inscrição prévia pelo site www.ciee.org.br

Em apenas 11 dias, nada menos que quatro eventos, de características diferentes, mas de igual importância.
Participe. Será agradável encontrar você em algum ou - melhor ainda - em todos eles!

sábado, 1 de dezembro de 2012

COMO SERÁ A FESTA DE FIM DE ANO DE SUA ORGANIZAÇÃO?

O fim de ano chegou! Parece incrível, mas já chegou.
Muitas organizações - empresas, entidades de classe, instituições - realizam reuniões de confraternização. Com muita música,alegria, descontração, bebidas e comidas, brincadeiras... e nada mais.
Outras, mais conscientes da importância estratégica do momento - marco entre um ano que passou e outro prestes a começar - inserem uma PALESTRA MOTIVACIONAL.
Convidam, para isso, um consultor que possa levar uma mensagem oportuna aos seus funcionários e colaboradores. Indispensável, para o bom e completo êxito dessa iniciativa, que esse palestrante saiba transmitir uma MENSAGEM INTEGRAL, ou seja: que atinja OUVIDOS, MENTE e ALMA!
Para isso, deve ele colocar bem sua voz, mantendo-a firme e educada, de tal forma que até os ouvintes desatentos se liguem em sua mensagem. Deve tecer considerações racionais, inteligentes e coerentes que os levem a pensar com seriedade em cada uma de suas palavras. Nesse sentido, indicações sobre como melhorar o desempenho profissional e pessoal; como ser proativo nas atitudes comportamentais e como viabilizar o atingimento das metas e objetivos da organização são passados de modo inteligente, leve e bem humorado.
O coroamento, entretanto desse conjunto comunicacional é o tanger da alma, do sentimento interior, com toques  sutis que convidem à elevação intelecto-espiritual de cada ouvinte. Somente assim a mensagem não se desvanecerá após o consultor ter-se calado, mas ficará no mais íntimo da pessoa por um período tão longo, que, às vezes, se estende por toda sua vida!

Se sua organização está preparando o encontro anual, não deixe de incluir uma mensagem motivacional. Há excelentes palestrantes a que você pode recorrer. Particularmente, tenho ainda algum espaço em minha agenda, embora já esteja compromissado com um sindicato, uma secretaria de Estado e duas empresas...
PENSE NISSO!