sábado, 30 de março de 2013

É PÁSCOA. MAS ONDE ESTÃO O COELHINHO E OS OVOS DE PÁSCOA?

"PESSACH", para os judeus (a palavra significa "passagem"), rememora a cerimônia instituída no Egito, na véspera da saída do povo hebreu rumo à Terra Prometida. Representa tanto a passagem da escravidão para a liberdade, como a passagem do anjo do Senhor que, em cumprimento à última praga, traria a morte a todos os primogênitos. Menos para as casas que estivessem com suas portas marcadas por um sinal muito especial. O livro de Êxodo - o segundo da Bíblia - narra, no capítulo 12, o evento com detalhes, muito dos quais bem conhecidos nossos. A começar pelo sinal já referido: o sangue de um cordeiro sem mácula, que seria sacrificado para salvar aquela casa. O versículo 14 determina: "Este dia vos será por memória, e celebrá-lo-eis por festa ao Senhor; nas vossas gerações o celebrareis por estatuto perpétuo."

PÁSCOA, para os cristãos, traz igualmente o sentido de passagem. Da morte - em decorrência do pecado - para a vida, pela salvação por Cristo. A simbologia do sangue do cordeiro imaculado da "Pessach" encontra paralelo no sangue de Jesus, "Cordeiro de Deus que tira o pecado do mundo" na expressão textual do Evangelho de João, capítulo 1, versículo 29. Por isso, disse Jesus na celebração da última ceia com seus discípulos, ao servir-lhes o vinho: "Isto é o meu sangue, o sangue do Novo Testamento (Nova Aliança) que é derramado por muitos, para remissão dos pecados" (Mateus 26:28). Páscoa traduz, igualmente, a vitória de Jesus sobre a morte, pela ressurreição e também a gênese do Cristianismo. Rui Barbosa dirá: "De uma palavra anunciada, um 'surrexit', emergiu o mundo cristão"!

O COELHO DA PÁSCOA é "corpo estranho", não pertencente a nenhuma dessas fontes. Surgiu com o sincretismo religioso, em que algumas datas e símbolos pagãos se incorporaram ao incipiente cristianismo, como forma de facilitar sua assimilação. A festa em homenagem a EOSTRE, deusa da fertilidade e do renascimento, de tradição anglo-saxônica, celebrava o início da primavera, com a volta do sol e das flores, dando NOVA VIDA à terra. Um dos símbolos integrantes de seu culto era a LEBRE (que acabou sendo trocada pelo coelho!). Essa origem se conserva no nome que a páscoa tem em alemão: OSTERN, e em inglês: EASTER. Por outro lado, associa-se o coelho ou a lebre à ideia de FERTILIDADE, por sua rápida e fértil reprodução. Ofertar um desses animais a alguém significava, portanto, desejar-lhe PROSPERIDADE.

O OVO DE CHOCOLATE, por fim, completa o quadro simbólico. o ovo representa a VIDA LATENTE,  aquela que vai surgir - ou ressurgir - como as flores na primavera. A pessoa que o oferece a outrem, deseja-lhe a conservação da vida, a LONGEVIDADE. No início, os ovos eram de galinha, cuidadosamente decorados. Em alguns países do norte europeu, o hábito ainda existe. No Novo Mundo, ele passou a ser substituído pelo ovo de chocolate - cá entre nós - muito mais saboroso. E... muito, muito mais calórico!

sexta-feira, 29 de março de 2013

"HOMENS SÃO DE MARTE MULHERES SÃO DE MORTE"! - SUA REPERCUSSÃO.

Tem me surpreendido o interesse e aceitação gerados pelo meu audiolivro "Homens são de Marte Mulheres são de Morte", nos diferentes meios e segmentos culturais e sociais!
A entrevista de pré-lançamento, no programa "Jovem Pan no Mundo da Bola", do amigo Flávio Prado, precipitou uma avalanche de mensagens eletrônicas e pedidos da obra - naquela ocasião, ainda em fase de acabamento - dos mais diversos pontos do país!

No Perseverança, a palestra proferida numa reunião de terça-feira repercutiu tanto, que fui "intimado" a fazê-la também nas reuniões de quinta e quarta-feira, dias 18 e 24 de abril, respectivamente! Por outro lado, todos os exemplares que, naquele dia, estavam disponíveis no local, esgotaram-se em minutos e uma longa fila se formou para os autógrafos! (Para qualquer autor, não há visão mais agradável...!)

Na última quarta-feira, dia 27, em Santo André, em sessão pública da Loja Maçônica Renascença, homens, mulheres e jovens lotaram o salão nobre, demonstrando vivo entusiasmo pelo assunto.
Na segunda-feira próxima, dia 1°, a palestra será proferida no Círculo Esotérico da Comunhão do Pensamento, na rua Rodrigo Silva, 85, uma pequena  rua que fica no centro nostálgico de São Paulo, ao lado da Praça João Mendes. Aberta ao público em geral, a reunião terá início às 20h30 e será seguida de sessão de autógrafos.

Já no dia 3, quarta-feira, participarei, como entrevistado, do programa "Dois em um", da Rádio Transamérica (FM 100,1), transmitido ao vivo, em rede nacional, no horário das 8 às 10 horas. Conduzido por Gislaine Martins e Ricardo Sam, o inteligente e bem humorado programa fala sobre relacionamento, saúde e comportamento em geral, bem dentro da temática do audiolivro.

Por que "Homens são de Marte Mulheres são de Morte" causa tanta sensação?

Porque as pessoas se veem retratadas nas situações expostas pela obra e pela palestra!
Que homem já  não quis ficar em absoluto silêncio, remoendo intimamente seus problemas, enquanto a mulher insistia em falar  compulsivamente, crivando-o de perguntas - respondidas por simples monossílabos? Por que ela adora dar palpites no que ele faz - ou vai fazer - e ele detesta essa atitude? Como ela é capaz de discernir cores como havana, bege, castor, areia, mel, camurça... e ele vê tudo igual? Ela tem mesmo o tal sexto sentido? Ele, de fato, tem mais neurônios do que ela?
Freud não explica... Mas o audiolivro, sim! E com comprovações de natureza científica, colhidas em fontes como antropologia, medicina, teologia, psicologia, sociologia e - principalmente - neurociências! Estudos desenvolvidos por Roger Sperry;  Doreen Kimura; Berte Pakkenberg; Marcus Raichle; Roger Gorski; Sally e Bennet Shawytz, entre tantos outros, são trazidos como corroboração científica às afirmações da obra.
Embora suspeito, sugiro: adquira, ouça "Homens são de Marte Mulheres são de... Morte"e analise. E vai concluir como tantas pessoas já o fizeram: "Ah! É por isso que ELE - ou ELA - age assim..."


segunda-feira, 25 de março de 2013

DICAS DE COMUNICAÇÃO: O QUE FAZER COM O NERVOSISMO?

Geralmente no início da fala, às vezes no meio ou em qualquer parte da comunicação, surge o bendito nervosismo! O pior é que ele traz consigo a desorganização das ideias e o terrível e indesejável "branco": a desconexão da mensagem! O que fazer?

Em nosso Curso de Oratória Moderna fornecemos, para superar esse problema, algumas orientações bem objetivas e pontuais. A primeira - e mais importante delas - é estar perfeitamente a par do assunto sobre que vai discorrer. É estudar muito, mas muito mesmo, o tema central e as derivações periféricas. Em seguida, para adquirir mais firmeza e confiança, o ideal é ensaiar a fala repetidas vezes, de modo a gravar sua essência, sua sequência e seus desdobramentos. Montalverne, primoroso orador sacro, escolhia no no início da semana o tema do sermão que faria no domingo. Dirigia-se então ao jardim do convento e o proferia diante de uma flor, como se ali estivesse seu público. Concluído, fazia o mesmo para outra e assim por diante, durante toda a semana. Quando efetivamente pronunciava sua homilia, todos ficavam encantados, e invariavelmente diziam: "Que inspiração!" Pois é, inspiração, sim. Mas, também transpiração! 

Se, porém, com tudo isso, ainda chegar o nervosismo - inevitável para muitos - faça apenas isto: respire profundamente, o mais profundamente possível, aspirando o ar pelo nariz. Retenha-o por alguns segundos e então expire. Ao fazer isso, você estará oxigenando todo seu organismo e, de modo especial, o cérebro! Essa oxigenação tenderá a baixar a carga de adrenalina, diminuindo a tensão neuronal e acarretando calma e serenidade! Anthony Robbins, respeitada autoridade na área de PNL, autor do best-seller "Poder sem limites", diz: "A respiração é a maneira de oxigenar completamente o corpo e, assim, estimular o processo elétrico de cada célula"! É fato notório que todas as técnicas e ciências que se dedicam a melhorar a fisiologia humana - como fisioterapia, ioga, artes marciais, processos terapêuticos etc. - dedicam especial atenção à respiração, iniciando por aí suas operações!

Portanto, aí está a dica: na primeira manifestação dessa incômoda barreira da comunicação, faça a experiência. Você verá que ela funciona mesmo!

quarta-feira, 20 de março de 2013

O HOMEM, A MULHER E A PROGRAMAÇÃO NEUROLINGUÍSTICA.

"HOMENS SÃO DE MARTE MULHERES SÃO DE ... MORTE", todos já sabem, é o título de meu mais recente lançamento, em audiolivro. Por sinal, a aceitação tem sido uma agradável surpresa. Como não está nas livrarias convencionais, mas sua venda é feita pelo site www.jboliveira.com.br e - por enquanto - apenas na Livraria do Perseverança, o acesso dos leitores (ou melhor, ouvintes) não é tão fácil. A cada dia, entretanto, chega um "caminhão" de pedidos! Em palestras, como a de ontem, a quantidade de pessoas que buscam o audiolivro e o autógrafo é impressionante!

O subtítulo da obra diz: diferenças comunicacionais, neuronais e comportamentais entre homens e mulheres, e o conteúdo relata dezenas de casos curiosos, interessantes e engraçados, mostrando quão distinto é o "sistema operacional" de cada sexo! E o que isso tem a ver com Programação Neurolinguística? TUDO!

A PNL mostra que nossas atitudes, ações e comportamentos obedecem a uma PROGRAMAÇÃO - em grande parte independente de nossa vontade e conhecimento racional, pois acha-se inserida em nossa herança genética. Essa programação se desenvolve no universo do cérebro, no campo dos NEURÔNIOS, e se manifesta de forma LINGUÍSTICA, através das linguagens falada e não falada. Pronto: está tudo aí: a PROGRAMAÇÃO NEUROLINGUÍSTICA é um conjunto de ferramentas que, tomando por base os fatores acima, abre campos para o conhecimento integral da pessoa: de si mesma e de seu semelhante, propiciando a melhoria do relacionamento profissional, social e familiar! E aí vem a parte crucial: a MULHER é muito mais neurolinguística do que o HOMEM!

Entre os elementos fundamentais da PNL, estão os Canais Neurolinguísticos da Comunicação: Visual, Auditivo e Cinestésico. Ora, quem tem maior capacidade visual - com atenção aos detalhes - ? A mulher! No campo auditivo, quem retém mais informações do que ouve não é o homem. É a mulher! Experimente contar de novo algo que contou a ela há dois anos, por exemplo. Se não estiver igualzinho tintim por tintim ela vai dizer "Não, não foi assim que você me disse" Para ele, qualquer modificação "passa batido": ele não prestou a mínima atenção mesmo... ! Por fim, no segmento cinestésico, dos sentidos, sensações e sentimentos, quem é mais sensível? Quem "sente" as coisas mesmo sem nada ver ou ouvir? Quem tem - e usa - a intuição? Mais uma vez é ela!

Por tudo isso é que a mulher está gradativamente ocupando, cada vez mais, lugares de destaque profissional, social, cultural e político! Atividades que, em passado até próximo, eram privativamente masculinas: piloto de avião comercial e militar; delegado de polícia, policial militar, oficialato das Forças Armadas etc., em nossos dias são plena e satisfatoriamente desempenhadas pela mulher!
Hoje o nome de um antigo programa de TV é indiscutível realidade: O MUNDO É DAS MULHERES!

terça-feira, 19 de março de 2013

ATÉ ONDE NEUROLINGUÍSTICA É NOVIDADE?

Normalmente se diz que a PNL - Programação Neurolinguística nasceu em meados dos anos 1970, tendo sido seus criadores Richard Bandler e John Grinder, da UCLA - Universidade da Califórnia. Eles próprios afirmam, porém, que tomaram por base trabalhos de outros estudiosos, destacadamente: Fritz Perls, Milton Erickson, Virginia Satir e Gregory Bateson. A partir daí, desenvolveram e sistematizaram a PNL, implementando recursos, processos, técnicas e estratégias próprias dessa disciplina.
Entretanto, se se observar cuidadosa e criteriosamente o sistema aplicado à persuasão, ao convencimento e à conquista do povo alemão pelo regime nazista no final dos anos 1930 e início de 1940, identifica-se a presença  de elementos da PNL! Especialmente a exploração dos Canais Neurolinguísticos da Comunicação: Visual, Auditivo e Cinestésico! Não se pode esquecer que Joseph Goebels - ministro da Comunicação do III Reich - era extremamente hábil nesse setor, conseguindo, com isso, envolver, iludir, enganar, engambelar grande parte da culta nação alemã, vendendo-lhe mentiras por verdades, como a nefasta teoria da superioridade da raça ariana, de tão terríveis e desumanas consequências!
Outros indícios de utilização de linguagem subliminar e suprassensorial levam a épocas ainda mais remotas!
Canais Neurolinguísticos de Comunicação, "Rapport", metaprogramas, eliciação, mapa e sintaxe mental e outras tantas ferramentas compõem um fantástico arsenal de recursos que a PNL fornece para entendermos  melhor nosso semelhante e - principalmente - para sermos por ele bem entendidos e bem aceitos!
Estes são alguns itens do CURSO DE NEUROLINGUÍSTICA PRÁTICA do próximo sábado! 
Havendo interesse em dele participar, entre no site www.jboliveira.com.br


domingo, 17 de março de 2013

NEUROLINGUÍSTICA PRÁTICA - CURSO IMPERDÍVEL

PNL - PROGRAMAÇÃO NEUROLINGUÍSTICA é matéria de conhecimento obrigatório para pessoas que atuam em áreas que têm a Comunicação Interpessoal em sua base operacional, como profissionais de vendas, professores, instrutores de treinamento, palestrantes, comunicadores, conferencistas, advogados, magistrados, profissionais de RH, médicos, psicólogos, enfermeiros, terapeutas, administradores e todos, enfim, que se interessem por estabelecer relacionamento comunicacional mais efetivo e inteligente com seus interlocutores.

PNL é um conjunto de técnicas e estratégias que permite captar a linguagem não falada, que todos transmitem, mesmo sem querer. A palavra não é a única - nem a mais verdadeira - forma de comunicação humana! Nós falamos também por gestos, postura, inflexão de voz, ritmo de fala, respiração, movimentos dos olhos etc. Ela ensina, também, o que fazer para sermos bem aceitos pelas outras pessoas, atuando em seu Canal Neurolinguístico de Comunicação: visual, auditivo ou cinestésico e aplicando o "rapport"!
Essas técnicas serão transmitidas no CURSO DE NEUROLINGUÍSTICA PRÁTICA do próximo sábado.
VOCÊ AINDA PODE INSCREVER-SE PELO SITE www.jboliveira.com.br . PARTICIPE!


sábado, 16 de março de 2013

PNL : O SOFTWARE DO COMPUTADOR HUMANO...

William Gray Walter (1910 - 1977), neurofisiologista britânico,  foi pioneiro no campo da cibernética, tendo introduzido melhorias no EEG - Eletroencefalograma inventado por Hans Berger, além de ter desenvolvido a primeira máquina de topografia do cérebro. Contudo, seu trabalho mais famoso foi a construção de alguns dos primeiros robôs eletrônicos autônomos.
Nos idos de 1940, ele afirmou que se a ciência tentasse construir uma máquina elétrica comparável ao cérebro, seriam necessários mais de três quatrilhões de dólares (...) Além disso, seria necessário um bilhão de watts para fazê-la funcionar - o suficiente para iluminar várias cidades. Entretanto, a despeito do custo e consumo de energia, tal máquina não poderia superar o cérebro humano!
Daquela época para cá, as coisas mudaram radicalmente. O pós II Guerra Mundial trouxe - talvez para compensar as desgraças e flagelos do mais terrível conflito bélico da humanidade - um extraordinário avanço no mundo científico. Novos campos e ramos das ciências surgiram e se desenvolveram com rapidez meteórica. O domínio da energia atômica;  a invenção da propulsão a jato; a criação dos satélites artificiais etc. O desenvolvimento da eletrônica, da biônica, da  mecatrônica e de tantos outros segmentos cientifico-tecnológicos e, em especial, das neurociências mudou para sempre a face do mundo.
Os avanços nessa última área possibilitaram o mapeamento maior e melhor do "computador humano": o cérebro. Por sinal, logo que chegou por aqui, esse equipamento era chamado de "cérebro eletrônico"...
No passado não muito remoto, estudavam-se cérebros de pessoas mortas, em geral soldados. Portanto, além de serem cérebros mortos eram também exclusivamente masculinos... O campo de estudos e pesquisas resumia-se a um pouco de massa cinzenta sem vida, sem movimento e sem reação.
Em nossos dias, equipamentos e processos altamente sofisticados, como tomografia computadorizada, ressonância magnética  e tratografia permitem o estudo do cérebro de pessoas vivas - homens e mulheres - em pleno funcionamento. As descobertas e surpresas têm sido notáveis. Entre elas, a de que cérebros masculino e feminino funcionam de forma diferente! Por que razão?
Porque, assim como no computador, o mais importante não é o equipamento - o hardware - mas o programa que o faz funcionar - o software! E ninguém duvida de que o programa masculino é totalmente distinto do feminino...!
Há, hoje, uma área específica que estuda e explica o funcionamento do software do cérebro humano. Responde pelo nome de PNL - Programação Neurolinguística!
Foi desenvolvida a partir dos anos 1970, por dois pesquisadores da UCLA - Universidade da Califórnia: John Grinder, psicólogo e linguista e Richard Bandler, com formação em física, computação, programação de sistemas, linguagem computacional e matemática.
Assim definem a PNL: "Um conjunto de modelos e princípios que descrevem a relação entre a mente (neuro) e a linguagem (linguística verbal e não verbal) e como sua interação pode ser organizada (programação) para afetar a mente, o corpo ou o comportamento do indivíduo".
De minha parte, prefiro simplesmente dizer que "Programação Neurolinguística é o software que podemos usar (se quisermos) para fazer funcionar, com excelência, o computador humano: o cérebro". O melhor resultado não é obtido por um excelente computador com um programa ruim, mas sim aquele que resulta de um computador até rudimentar, mas equipado com um excelente programa!
Mediante a aplicação de recursos da PNL, podemos programar nosso cérebro para - através da observação de postura, gestos, tom de voz, movimento dos olhos etc. - captar a linguagem não falada de nosso interlocutor, entendo-o melhor e fazendo igualmente com que ele nos entenda  e nos aceite melhor!
Como em qualquer hardware, o que faz a diferença é o software!




sexta-feira, 8 de março de 2013

DIA INTERNACIONAL DA MULHER. E UM NOVO AUDIOLIVRO!



Como prometido, o pré-lançamento desta obra está sendo realizado no Dia Internacional da Mulher. Entre outras razões, porque foi uma mulher quem deu o impulso final para que eu gravasse em audiolivro o tema das palestras que venho fazendo há cerca de dez anos. Foi acidental. A convite de meu amigo Flávio Prado, eu havia comparecido ao estúdio para uma entrevista em seu festejado programa "Jovem Pan no Mundo da Bola". Com agradável surpresa, encontrei lá o legendário Cláudio Carsughi e sua filha Cláudia. Ao ouvir minha entrevista, ela sugeriu em que eu pusesse em CD aquilo que  me havia ouvido falar. Quando lhe disse que minha intenção era publicar em forma de livro, ela insistiu na versão falada, para possibilitar ser ouvida por pessoas que estivessem dirigindo ou fazendo alguma outra coisa que impossibilitasse a leitura. Por coincidência, era o que meu filho Fabrízio vinha sugerindo há tempos... mas, como todo mundo sabe, "santo de casa não faz milagre"!

Convencido pela firme argumentação da Cláudia, o passo seguinte foi pôr mãos à obra. Num programa seguinte do Flávio, anunciei o pré-lançamento para a data de hoje, e abri lista de pré-reserva. Um grande número de pessoas entrou no site www.jboliveira.com.br e garantiu seu exemplar!
A partir do início da próxima semana, eles já estarão recebendo seus exemplares!

Mesclando estudos científicos das áreas de antropologia, sociologia, teologia, psicologia e ciências médicas - especialmente do segmento das neurociências - com  coisas corriqueiras do cotidino das pessoas, o audiolivro mostra diferenças comunicacionais, neuronais e comportamentais entre homens e mulheres.  Coisas banais, como  a mulher distinguir cores próximas como bege, havana, mel, castor, areia... enquanto ele acha tudo igual, ocorre a cada dia ao redor do mundo. Mas tem uma fundamentação científica,  ligada, por estranho que pareça, aos pares de cromossomos dele e dela...
Uma briga universal ocorre entre casais porque ela adora dar palpites naquilo que o homem faz. E ele simplesmente detesta, odeia, abomina que ela dê os benditos pitacos. A razão para essas atitudes Freud não explica. Mas a antropologia sim, dá a dica...

O espaço aqui não comporta - e mesmo que comportasse eu não faria - dar mais detalhes sobre a obra. Entretanto, os interessados já sabem o que devem fazer: entrar no site e adquirir seu exemplar.
E pelo preço de pré-lançamento!

UM SONETO EM HOMENAGEM À MULHER




          VITÓRIA
                                                                                   J. B. Oliveira



No longo percurso da história humana,
um tempo houve em que a mulher, servil,
pouco se manifestava e, em sua cabana,
cuidava só do trabalho do lar, húmil.

Mas o tempo passou, e a mulher agiu
e tudo, tudo mudou nessa história:
a mulher - assim como o homem - progrediu
e desfruta, hoje, sua justa VITÓRIA!

Vitória que sempre usa com equidade,
beneficiando todos ao seu redor
e melhorando, desta vida, a qualidade.

O sábio bom Deus ao criá-la, em verdade,
ao patriarca Adão deu prêmio maior
e inundou de graça toda a humanidade!


Do livro  de J. B. Oliveira
Iluminação Interior - Mensagens e Temas para Meditar

quinta-feira, 7 de março de 2013

DICAS DE COMUNICAÇÃO - O INÍCIO: COMO DEVE SER!

Para saber COMO deve ser o início, precisamos saber O QUE É o início e PARA QUE serve!
Seu nome, em técnica oratória, é EXÓRDIO.
Cícero, um dos maiores oradores de todos os tempos, assim o definiu: "Exórdio é a parte do discurso que prepara o público para bem receber a mensagem". Em outras palavras, a função  do início é motivar o auditório a ouvir com atenção o que o comunicador vai falar.
Para isso, alguns cuidados são indispensáveis. O exórdio tem que ser instigante, provocativo, original, porque a mesmice em um início jamais desperta a atenção dos ouvintes!
Também deve ser curto, incisivo e objetivo, apenas gerando expectativa em relação à mensagem, propriamente dita, que virá a seguir.
São Paulo, o apóstolo dos gentios, dá-nos um bom exemplo.
Deveria falar no Areópago, em Atenas, aos gregos ali reunidos. Ele sabia que aquele povo era politeísta, tinha uma infinidade de deuses: da guerra, do mar, da colheita, da sabedoria e por aí afora, com um detalhe: receosos de omitir alguma divindade e com isso atrair sua fúria, tinham um altar destinado "ao deus desconhecido"!
Paulo assim inicia sua fala: "Cidadãos atenienses, em tudo os vejo muito religiosos, porque passando eu e vendo vossos santuários, achei também um altar em que estava escrito: AO DEUS DESCONHECIDO. Esse, pois, que vós honrais não o conhecendo, é o que eu vos anuncio" e, a partir daí, passou à pregação sobre o Deus de sua fé.
Um estudo desenvolvido nos Estados Unidos demonstrou que os 30 primeiros segundos de uma fala são fatais: ou o orador atrai e capta a atenção de seus ouvintes ou será muito difícil fazê-lo depois!
Situação semelhante ocorre na comunicação escrita: às vezes, você até tenta ler um livro... mas não passa do começo, porque ele não prende sua atenção. Em outros casos, porém, você iria apenas "dar uma olhadinha", mas não consegue desprender-se do texto, lendo-o até o fim!
 Onde está o segredo: NO EXÓRDIO. NO INÍCIO INSTIGANTE!
Particularmente, chamo o início de Vitrine. E esclareço: o lojista inteligente ali coloca o seu produto mais chamativo... e atrai pessoas que, talvez, passassem por ali sem dar a menor atenção... principalmente aquelas da espécie humana, da subespécie "consumista máxima"!E
Por isso, ao preparar suas falas, "capriche" no exórdio. Faça-o, como já dito, original e provocativo. Deixe seu público curioso, interessado, motivado a ouvir sua mensagem! E não se esqueça:
"Você não terá uma segunda oportunidade de criar uma primeira boa impressão"...!

Agora, um lembrete, que só vale para hoje e amanhã: no Curso de Oratória Moderna que vou ministrar no próximo sábado, dia 9, no San Raphael Hotel, ainda há algumas vagas. Se for de seu interesse - ou de alguém de seu relacionamento - basta acessar o meu site e fazer a inscrição!

domingo, 3 de março de 2013

DICAS DE COMUNICAÇÃO

"DICAS DE COMUNICAÇÃO COM J. B. OLIVEIRA" é o nome da vinheta que apresento  no programa "Jovem Pan no Mundo da Bola", do amigo Flávio Prado, todos os sábados, entre 10 e 13 horas. São comentários curtos, objetivos, pontuais sobre a arte e ciência dessa bênção - característica do ser humano - chamada Fala!

FALAR deveria ser, para os humanos, tão natural como é o cantar para os pássaros. Afinal, essa é sua marca distintiva, seu diferencial. Entre todas as criaturas do universo, somente o ser humano fala!
"Opa! o papagaio também fala!", pensou alguém.
O papagaio fala?
Não! Ele apenas repete, mecanicamente, aquilo que ouviu. Falar é muito mais do que isso. Falar é converter o que vai no íntimo de nosso ser - ideias, sentimentos, pensamentos - em sons modulados, articulados, inteligentes e inteligíveis. E isso só o ser humano faz! O papagaio "papagaia" e nada mais!

Entretanto, não são poucos aqueles que têm grande dificuldade de verbalizar seus pensamentos...
Então, aí vai uma dica, bem simples, mas funcional: ORGANIZE SUAS IDEIAS!

Pessoas há - e são muitas - que se põem a dizer coisas "sem pé nem cabeça", com total ausência de lógica, coerência e consistência, com isso perdendo o interesse dos ouvintes e também "o fio da meada"! Como não souberam começar  não sabem continuar e, o que é pior, menos ainda terminar!

Então faça isto: antes de falar, ponha rapidamente em ordem, numa sequência lógica, as ideias que você quer transformar em palavras. Pense no que pretende dizer e coloque seus pensamentos nesta sequência: início, meio e fim!
Ou como recomenda  em "Alice no país das maravilhas" o rei, personagem criado por Lewis Carroll: "Comece pelo começo, siga até chegar ao fim e então pare"!

Início, meio, fim, cada uma dessas partes tem sua razão de ser, sua finalidade, que deve ser respeitada...
Mas isso já é outra dica e ficará para outro dia! Por ora, grave em sua mente apenas esta advertência:

                 "ANTES DE LIGAR A BOCA, LIGUE O CÉREBRO"!




sexta-feira, 1 de março de 2013

SUA ORGANIZAÇÃO VAI COMEMORAR O DIA INTERNACIONAL DA MULHER? ÓTIMO! COMO?

Em 8 de março - ou nos dias próximos - empresas, associações e entidades de classe comemorarão o transcurso do Dia Internacional da Mulher, data que não pode passar em brancas nuvens. Isso porque ela marca, nos calendários civil e emocional, o reconhecimento do mundo ao valor da mulher, rememorando sua luta firme e ininterrupta, ao longo da história, para ter garantido o lugar que, por direito, sempre lhe coube na sociedade humana!

Por todas as razões - e especialmente pela sensibilidade que caracteriza a mulher - essa comemoração tem que reunir algumas qualidades indispensáveis: deve ser inteligente e original (mulher detesta mesmice e mediocridade); alegre ("um homem nunca esquece a mulher que o fez chorar; a mulher, o homem que a faz rir") e interativa (quem gosta de isolar-se feito tatu é o homem...). Deve mesclar assuntos sérios, científicos com coisas amenas e corriqueiras, do dia a dia, pois a tudo a mulher presta atenção. Alguns exemplos: a Dra. Berte Parkenberg demonstrou que a mulher tem 4 bilhões de neurônios menos que o homem. Mas o Dr. Roger Gorsky provou que ela os usa melhor do que ele, porque desenvolve 32% mais de  utilização do corpo caloso! Sally e Bennet Shaywtiz provaram que o homem se restringe utiliza que exclusivamente o hemisfério esquerdo do cérebro, enquanto a mulher trabalha também o direito! Doreen Kimura comprovou que, em determinados traumas, a mulher dificilmente perde a capacidade da fala. Já o homem...
No dia a dia, nota-se que ela sabe onde está cada coisa, mas ele não encontra o pacote de manteiga na geladeira; que ela sabe a diferença entre as cores bege, havana, castor, areia, ocre, ...enquanto para ele tudo isso se resume a "um meio amarelado"...; que pode assistir à TV, falar ao telefone e olhar as crianças, mas ele, para atender um telefonema precisa tirar o som da TV... e por aí afora!

J. B. Oliveira pode levar esse presente às mulheres de sua organização, como já o fez no Conselho da Mulher Empresária da Associação Comercial de São Paulo; na BPW - Business Professional Women; na Secretaria da Justiça e da Defesa da Cidadania; na OAB; na AFPESP - Associação dos Funcionários Públicos do Estado de São Paulo e outras. Girando em torno das mesmas realidades, os temas podem ser: "Homem e Mulher: Dueto ou Duelo?"; "Ele e Ela: diferenças neuronais, hormonais, comportamentais e comunicacionais à luz das neurociências"; "Os cromossomos e o 'como somos' nas relações entre os sexos" e "Homens são de Marte, Mulheres são de ... Morte", título do mais recente audiolivro em fase de conclusão!

O que cada uma dessas palestras deixa nitidamente claro é que as diferenças de fato existem. E devem ser identificadas e entendidas, pois longe de serem conflitivas elas são complementares: homem e mulher se somam para formar o ser integral: "unir-se-á o homem à sua mulher e serão ambos uma só carne"!
Afinal, como diz o poeta "O homem está colocado onde termina a terra. A mulher, onde começa o céu"!