sexta-feira, 23 de agosto de 2013

AINDA HÁ ESPERANÇA PARA A LÍNGUA PORTUGUESA!



O convite preparado pelo CIEE São Paulo com o singelo texto "Pare de morder a língua - Aprenda as melhores formas de mostrá-la", para o tema "As melhores dicas sobre a Língua Portuguesa", lotou as dependências do Teatro e do foyer da tradicional entidade de cultura, na segunda-feira, dia 19.
Empresários, executivos, educadores, comunicadores, estudantes e demais pessoas interessadas compareceram em massa e acompanharam com vivo interesse a exposição do conteúdo do livro "Mostrando a língua". A parte dedicada a perguntas e debate foi enriquecida com intervenções inteligentes e pertinentes. A sessão de autógrafos exigiu paciência de muitos dos presentes, pois longa foi a fila que então se formou.
O que isso demonstrou?
Demonstrou que, longe do que normalmente se pensa, há muita gente interessada no conhecimento e preservação da "última flor do Lácio, inculta e bela", como a definia Olavo Bilac! Aliás, o Dr. Luiz Gonzaga Bertelli - presidente-executivo do CIEE e presidente da Academia Paulista de História - citou essa expressão poética na agradável fala em que externou o agradecimento da instituição pelo surpreendente número de pessoas que se fizeram presentes, motivadas pelo assunto. Igual satisfação manifestou o radialista e jornalista Flávio Prado, nas palavras de saudação que proferiu. Fez referência ao quadro "Dicas de Comunicação com J. B. Oliveira" que faz parte de seu tradicional programa "Jovem Pan no Mundo da Bola", transmitido aos sábados a partir das 10h00.
Como palestrante da noite e autor do livro, coube-me o imenso prazer de receber tantos amigos - meus e da Língua Portuguesa - em uma noite perfeita! Contemplar as expressões de satisfação e de concordância de quantos ali se encontravam foi a recompensa pelos trabalhos de pesquisa do assunto e de redação da obra! Ouvir, durante a sessão de autógrafos, manifestações espontâneas e amáveis de aprovação e simpatia  foi o coroamento do evento!
Reitero aqui meus agradecimentos ao interesse de todos: os que lá estiveram e assistiram à palestra e os que - pela distância ou por outras razões - não compareceram, mas adquiriram o livro pelo site! Que esse amor pela maravilhosa Língua Portuguesa faça de nós melhores brasileiros e melhores usuários de nosso rico idioma! 
  

quinta-feira, 22 de agosto de 2013

O CAVALO DE TROIA COMEÇA A EVACUAR SEU CONTEÚDO...

Em 22 de junho último, no post "O discurso de Dilma e o cavalo de Troia", comentei a teimosa decisão da presidente de trazer para o Brasil 6.000 médicos cubanos.
Ardilosamente, alegando estar atendendo "a voz das ruas", ela mesclou esse propósito com duas outras medidas que prometeu implementar:
- A elaboração do Plano Nacional de Mobilidade Urbana, e
- Destinação de 100% dos recursos do petróleo para a educação.
Não houve prosseguimento ou desdobramentos desses dois itens, mas do terceiro sim:
- Trazer, de imediato, milhares de médicos do exterior para ampliar o atendimento do SUS...
Por "do exterior", leia-se e entenda-se "de Cuba", como demonstram os fatos mais recentes: até o fim deste ano, 4.000 médicos cubanos passarão a atuar no Brasil, especialmente nas regiões Norte e Nordeste!
400 deles chegarão já nos próximos dias!
Algumas perguntas surgem. E não querem calar!
Foi ouvido o clamor das ruas?
E a voz das classes médicas, cuja opinião deveria ser levada em consideração e acatada?
Cuba possui disponíveis tantos médicos assim que os possa enviar ao Brasil, em detrimento de sua própria população? Quantas faculdades de medicina possui e quantos médicos forma por ano?
A medicina cubana é, de fato, referência? Mas não foi lá que um dos três pacientes de câncer  à mesma época - Lula, Dilma e Chaves - foi tratado e foi o único a não sobreviver?
Esses assim chamados profissionais da saúde, que prestarão serviços nos pontos mais críticos do país, atuarão com isenção político-ideológica?
Por que apenas médicos cubanos estão integrando esse contingente se se falava em profissionais também de Portugal, Espanha e outros países?
Como dizia Apparicio Torelli, o saudoso Barão de Itararé "Há qualquer coisa no ar além dos aviões"!



segunda-feira, 19 de agosto de 2013

CHEGOU O DIA DE MOSTRAR A LÍNGUA. OFICIALMENTE!



Hoje, segunda-feira, 19 de agosto, será o lançamento oficial do livro "Mostrando a língua"!
Será às 19h00, no moderno e agradável Teatro CIEE, na rua Tabapuã 445, no Itaim-Bibi. Entre as presenças confirmadas, o grande defensor da cultura e da cidadania DR. FÁBIO DE SALLES MEIRELLES, Presidente do Sistema FAESP-SENAR - Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de São Paulo e Serviço Nacional de Aprendizagem Rural. Foi seu estímulo e apoio que possibilitaram  a publicação desse livro. Ele adquiriu previamente 2.500 exemplares para serem destinados aos estudantes da zona rural! Além disso, valorizando a cultura da cidadania, sugeriu o acoplamento de um bloco especial à obra, exclusivamente sobre Civismo!
Outro notável incentivador da expansão do conhecimento, que também se fará presente, é o Presidente Executivo do CIEE - Centro de Integração Empresa Escola, Presidente da Academia Paulista de História DR. LUIZ GONZAGA BERTELLI e meu confrade na Academia Cristã de Letras.
Estarão presentes ainda o Presidente da CBC - Confederação Brasileira de Clubes DR. FRANCISCO FRAGA e o Diretor da Federação do Comércio e Presidente do Sindicato do Comércio Varejista de Produtos Farmacêuticos DR. NATANAEL AGUIAR COSTA.
Também não faltarão as colegas Professora MANUELA RODRIGUES  e Advogada FRANCES DE AZEVEDO, responsáveis, respectivamente, pelo prefácio e pelo prólogo do livro. 
A fala de apresentação e abertura da palestra está a cargo do jornalista, radialista e professor FLÁVIO PRADO, titular do Programa "Jovem Pan no Mundo da Bola", transmitido todos os sábados no horário das 10 às 13h00, e no qual participo com o quadro "Dicas de Comunicação com J. B. Oliveira".
Pois é, com tudo isso, só não estendo o convite a todos os amigos que me acompanham nas redes sociais porque o teatro já extrapolou sua capacidade, mesmo com a utilização de telão no foyer!
Esse mesmo vivo interesse tem sido mostrado pela obra, através dos pedidos que chegam diariamente, e de todo o país, ao site www.jboliveira.com.br!
É muito bom perceber que o gosto pela leitura está crescendo em nosso país! E é gratificante saber que, muito modestamente, estamos dando nossa contribuição no sentido de fornecer obras. Como diz Castro Alves em  "O livro e a América", é "bendito o que semeia livros, livros à mancheia e manda o povo pensar. O livro, caindo n'alma, é germe que faz a palma, é gota que faz o mar"!





domingo, 11 de agosto de 2013

UM DIA MUITO ESPECIAL!

O dia de hoje é especialíssimo.
Em primeiro lugar, porque é Dia do Senhor: Dominus dei: Domingo. E o Senhor - ensinou Jesus - é "Pai nosso"!
Em segundo lugar, porque é o Dia dos Pais, homenagem a quem, humanamente, nos transmitiu a vida!
Em terceiro, porque coincide, neste ano, com o Dia do Advogado que, sabem-no todos, em qualquer tipo de processo, é denominado "Patrono" daquele cuja causa defende. Ora, patrono tem sua origem no termo latino Pater, que significa pai!
As figuras do Pai e do Advogado - evidentemente daqueles que honram e merecem esses designativos - estão muito próximas no Evangelho! São João diz: "... e se alguém pecar, temos um Advogado para com o Pai, Jesus Cristo, o Justo."  (1ª Carta, 2:1). Há alguns anos, pensando nessa questão, escrevi o texto abaixo, que ofereço como singela homenagem a todos os pais:

                    SER PAI

O que é ser pai?
Para muitos, nada além de gerar um filho.
Ora, gerar um ser com as próprias características físicas - em um processo biológico determinado pela natureza - não faz um Pai. Faz, no máximo, um genitor, um gerador.
Nesse sentido, todo ser vivo de sexo masculino que dá origem a outro está no mesmo pé de igualdade.
Ser Pai, entretanto, é algo muito mais intenso, profundo e maravilhoso. É um apanágio do Homem, uma vez que só ele pode obter essa bênção! Dentre todas as criaturas de Deus, somente ele detém o dom mágico e extraordinário de transmitir, não apenas os genes da parecença física, mas - muito mais - de plasmar um ser à sua similitude espiritual, moral e ética, infundindo-lhe seu caráter e seus valores; seus ideais e seus anseios; suas aspirações, suas lutas, suas ideias e seus sonhos.
Criado, ele próprio, à imagem e semelhança do Grande Arquiteto do Universo, é nesse preciso momento que o Homem mais se identifica com Deus. Aqui também ele é Criador; também ele cria um ser à sua "imagem e semelhança"!
Porém, a maior, a mais marcante diferença entre o genitor e o Pai, é que para ser o primeiro bastam alguns momentos de ação. Para ser o segundo, entretanto, é mister toda uma vida de exemplificação!
Tão transcendental e nobre é a paternidade que Cristo, para figurar Deus e seu imenso amor por nós, comparou-o a um Pai e, assim, transmitiu a comovente Parábola do Filho Pródigo e a suave Oração do Pai Nosso!
Afinal, o que é ser pai?
Ser pai é ser galardoado por Deus com a mais sublime bênção a que o Homem pode aspirar:

                      a bênção de ter um filho!


www.jboliveira.com.br



quarta-feira, 7 de agosto de 2013

APAEXONE-SE...

Não, a palavra acima  não está errada. Pelo contrário: está muito certa...!
Mas carece de uma explicação...!
Então, vamos lá.
Eu a vi na semana passada, mais precisamente na sexta-feira, dia 2 de agosto.
Na noite anterior, no espaçoso auditório da ACIRP - Associação Comercial e Industrial de Ribeirão Preto, eu havia feito  palestra e  sessão de autógrafos de meu livro "Boas Dicas para Boas Falas", numa  promoção do CIEE - Centro de Integração Empresa Escola.
Fui então convidado pelo Coordenador Geral do Programa Ribeirão Jovem, Thiago "Caju" Torres do Nascimento, para uma reunião a ser realizada na manhã de sexta-feira, na Prefeitura. Queria apresentar-me à Prefeita. Alterei o horário de volta a São Paulo e lá fui.
No belo e estiloso salão nobre, lotado, já se encontrava a dinâmica Prefeita Dárcy Vera, que me cumprimentou  e abriu um largo sorriso quando lhe falei da Exposição "Por dentro da mente de Leonardo da Vinci", que pretendemos levar para lá. Afinal, a cidade é centro cultural da região! Com seus mais de 600 mil habitantes, é o sexto município mais populoso do Estado, estando, nesse sentido, à frente de capitais como Porto Velho, Vitória, Macapá, Cuiabá, Aracaju, Rio Branco, Boa Vista e Florianópolis. A par disso, das 10 principais usinas brasileiras, 5 estão instaladas na região, o que lhe deu a designação de Califórnia Brasileira!
Iniciando a reunião, de que participavam empresários, executivos, líderes, entidades associativas, secretários municipais, professores e representantes da sociedade, Dárcy Vera mostrou um sugestivo painel, que se abria com a expressão: "APAEXONE-SE PELA APAE"!
A sensível prefeita avocara a si a tarefa de recuperar a  APAE local, imersa em dívidas que se aproximavam perigosamente de um milhão de reais! Falou apaixonadamente da importância da instituição, de seus indispensáveis préstimos àqueles que necessitam de cuidados especiais e declarou que estava iniciando uma campanha de subscrição de cotas de colaboração. De imediato, as adesões espontâneas ultrapassaram a casa dos 100 mil reais!
Aí está a explicação.
Não apenas da palavra mas, principalmente, da atitude humana, solidária e corajosa de uma mulher cujo corpo elegante e frágil abriga um espírito de vigor e grandeza incomensuráveis! Por isso disse outra grande pequena mulher, Margareth Tatcher: "Se quer que algo seja dito, peça a um homem. Se que que seja feito, peça a uma mulher"!
Na sequência da reunião, mantive entrevista com o jovem secretário da Cultura local Alessandro Maraca. Sua reação à ideia de Ribeirão Preto receber a mostra - inédita na região - dos inventos e ideias do gênio Leonardo da Vinci, não poderia ter sido outra que não a de entusiástica acolhida...
Pelo que vi, a atual administração de Ribeirão Preto é movida por uma força suprapolítica e suprapartidária insuperável, chamada PAIXÃO! Paixão pelas boas causas! Paixão por Cidadania. Paixão por seu Povo!