domingo, 29 de dezembro de 2013

FECHADO PARA BALANÇO...

No mundo corporativo, é comum esse aviso. Anuncia que as atividades usuais da empresa estarão suspensas por algum tempo, no fim do ano, para cuidadosa análise retrospectiva - como foi o desempenho ao longo do período - e prospectiva: que medidas implementar no exercício a se iniciar.
Um confronto é estabelecido entre as três colunas clássicas: entrada, saída e saldo!
Em decorrência do que, três situações podem despontar:
- as entradas superaram as saídas:  o saldo é positivo, tendo sido atingido o almejado lucro;
- as entradas foram inferiores às saídas: o saldo é negativo, disso resultando o nefasto prejuízo;
- as entradas e as saídas se igualaram: o saldo é neutro, não havendo lucro nem prejuízo.
Fechado o balanço, as providências de praxe são:
- no caso de lucro, distribuição de dividendos;
- no de prejuízo, rateio entre os sócios para cobertura do saldo negativo.

Não seria interessante que, em nossa vida pessoal, fizéssemos algo semelhante?

Há uma pausa natural no tempo que vai do Natal ao Ano Novo. O burburinho, as correrias e a movimentação exagerada de pessoas e de carros cessaram no dia 25! Dai até 31 de dezembro, a calmaria se instala. A sugestão que se impõe é esta: que tal colocar a plaquinha "fechado para balanço"?
Faça um exame introspectivo e verifique como está seu "ativo fixo":
- que "entradas" houve dos valores amizade, companheirismo, afeto, carinho, fraternidade, compreensão, solidariedade e amor?
- que "saídas" deles ocorreram? (convém lembrar que a única forma de saída legítima desses valores é pela transferência para o outro plano da vida de quem os fornecia! Qualquer outra razão indica apenas que esses bens de fato não integravam seu ativo real, mas eram fruto de "lançamento frio", de rubrica falsa.)
Concluído o "balanço pessoal", cuide das providências cabíveis:
- se deu LUCRO, reparta os dividendos com seus sócios: cônjuge, filhos, pais, parentes e amigos. Afinal, foi graças a eles que o balanço fechou em azul!
- se deu PREJUÍZO, pare e pense. Provavelmente a culpa terá sido sua! Nesse caso, seria injusto e iníquo querer ratear com  os outros os danos que VOCÊ causou... Assuma-os pessoalmente e cuide da devida reparação!
- se não deu lucro nem prejuízo, é caso de preocupação! Significa que seu ano foi de mornidão, inércia, nulidade, inação... e isso não é nada bom! Na Carta à Igreja de Laodiceia (Apocalipse 3: 15,16) diz o Espírito: "Eu sei as tuas obras, que nem és frio nem quente; oxalá foras frio ou quente! Assim, porque és morno e não és frio nem quente, vomitar-te-ei de minha boca"!
De qualquer forma que feche seu balanço, entretanto, você tem como realizar o lucro, recuperar o prejuízo ou dinamizar suas atividades: O Provedor-Mor, Deus, está a poucas horas de lançar em sua Conta Corrente da Vida um crédito de 525.600 minutos; ou 8.760 horas ou 365 dias para que você usar durante 12 meses, podendo assim equalizar sua contabilidade!
Considere, porém, advertência do poeta: "Deus pede estrita conta do meu tempo/ E é mister desse tempo já dar conta/ Mas como dar em tempo tanta conta/ Eu, que sem conta, gastei tanto tempo?

FAÇA O FAVOR DE TER TODO UM ANO NOVO DE PAZ, AMOR E FELICIDADE!


segunda-feira, 23 de dezembro de 2013

A RESPEITO DO NATAL...

No próximo dia 25, a humanidade comemorará mais um Natal - aniversário de Jesus Cristo, que teria nascido há 2013 anos, no ano I de nossa era, no dia 25 de dezembro.
Porém, estudos de historiadores, teólogos e pesquisadores deixam claro que o nascimento de Jesus não se deu no I da era cristã. Teria ocorrido cerca de 4 anos antes, segundo comparação com personalidades históricas daquela época.
Por outro lado, uma rápida visita ao texto do evangelista Lucas, permite concluir que o nascimento não aconteceu em dezembro. Por uma razão bastante simples: nesse mês, o inverno naquela região é tão intenso que ninguém pode ficar ao relento. Nem as ovelhas, que são recolhidas aos apriscos. Logo, seria impossível que os pastores estivessem cuidando de seus rebanhos durante a noite, quando os anjos sugiram entoando "Glória a Deus nas alturas e paz aos homens de boa vontade", anunciando a chegada do Filho de Deus.
Estudiosos afirmam que a época mais plausível para o nascimento seria entre fevereiro e março. E têm para isso um apoio interessante: para a astrologia, esse período - de 18 de fevereiro a vinte de março -corresponde ao signo de peixes. Ora, peixe era um dos símbolos adotados pelos primeiros cristãos para se identificar - além da cruz, figura que já era muito conhecida dos pagãos e das autoridades. E a palavra peixe em grego é ICHTYS, que passou a ser, para eles, a sigla correspondente a IESOUS CHRISTOS THEOU YOS SOTER - Jesus Cristo, Filho de Deus, Salvador...
De igual forma, também o dia em si é incerto. Muitos pesquisadores defendem a ideia de que essa data foi escolhida, no incipiente cristianismo, como forma de propiciar a aproximação entre seu culto e os cultos pagãos, naquilo que se chama sincretismo religioso. Para os pagãos, o dia 25 era consagrado ao deus sol e, como Jesus -luz do mundo - simbolizava o sol de uma nova era, esse dia foi adotado.
A conclusão de tudo isso é que não sabemos ao certo o ano, nem o mês o dia do nascimento do Salvador. E isso, que pode parecer um despropósito para os homens, é como um propósito para Deus. Ele não quer que nos preocupemos com os detalhes histórico-cronológicos do nascimento de seu filho. Na verdade, isso pouco ou nada importa. O que importa mesmo é o fato espiritual. O que conta é que Jesus  nasceu! Nasceu e trouxe consigo um novo padrão de vida e de convivência - com Deus e com o próximo! Nasceu e estabeleceu a religião, a religação entre Criador e Criatura. Nasceu e revolucionou o mundo. Logo de partida, cindindo a História da Humanidade em duas fases bem nítidas e precisas: AC e AD: Antes de Cristo e Depois de Cristo! No aspecto espiritual, fixou  a separação entre o Período da Lei e o Período da Graça!
Nesse dia, ao redor do mundo, uma trégua, um cessar fogo, um ensarilhar armas se instala, proporcionado uma pausa na luta feroz do dia a dia!
E tudo isso ocorre porque ele, o Deus Filho, "se fez carne e habitou conosco" ensinando as lições de perdão, tolerância e amor - para com Deus e para com o próximo!
Que esse clima especial de  Natal domine os corações dos seres humanos e neles perdure por todos os 365 dias de 2014!

          FELIZ NATAL! VENTUROSO E PRÓSPERO ANO NOVO!

terça-feira, 10 de dezembro de 2013

MANDELA E AS BEM-AVENTURANÇAS...

No último dia 5, aos 95 anos de uma vida de lutas, ele partiu. Observando seu viver, mais de uma vez vieram-me à mente os versos de Gonçalves Dias: "... a vida é luta renhida: viver é lutar. A vida é duro combate, que os fracos abate, os bravos, os fortes só pode axaltar".
Nascido em Transkei, na província do Cabo Oriental, em 18 de julho de 1918, Nelson Mandela foi advogado, ativista político, guerrilheiro, prisioneiro e presidente da África do Sul!
Por sua oposição ao governo racista de seu país - que impunha o humilhante apartheid, negando direitos civis básicos aos negros - ele foi preso, condenado à prisão perpétua e mantido por 27 anos no cárcere de Robben Island, de 1964 a 1982!
Libertado, prosseguiu sua luta, pacífica, pelo reconhecimento da igualdade de direitos entre brancos e negros. Em razão disso, recebeu o Prêmio Nobel da Paz em 1993.
No ano seguinte, eleito presidente, tornou-se o supremo mandatário de seu país. E quando muitos imaginavam que ele, em revide, comandaria feroz ação contra o grupo minoritário branco, ele acenou com a bandeira da paz, da tolerância, da harmonia e do perdão, conseguindo derrubar o odioso sistema segregacionista sem derramamento de sangue. De um jornal de São Paulo, pincei esta frase: "A marca registrada do mandato de Mandela foi a Comissão da Verdade e Reconciliação que investigou crimes do apartheid em ambos os lados e tentou curar as feridas". 
Sua atuação como líder máximo da África do Sul foi vista, acompanhada e admirada por todo o mundo.  Em 2008, voltando de Angola, passei por Joanesburgo e vi a imensa estátua erguida em sua homenagem, sendo palco de fotos para turistas das mais diversas regiões da terra.
Terminado o mandato, Madiba retirou-se da cena política, mas continuou sendo a boa influência para seu amado povo. Por fim, a cinco anos de tornar-se centenário, deixa de estar em um só local em Joanesburgo para estar nos corações e mentes de quantos, em toda a face terrestre, admiravam-no e o amavam.
Parece que o Mestre Jesus dirigiu a ele, especificamente, algumas da Bem-aventuranças proferidas no Sermão do Monte, como registra o capítulo 5 do Evangelho de Mateus:

5. Bem-aventurados os mansos, porque herdarão a terra;
6. Bem-aventurados os que têm fome e sede de justiça, porque eles serão fartos;
7. Bem-aventurados os misericordiosos , porque eles alcançarão misericórdia;
8. Bem-aventurados os limpos de coração, porque eles verão a Deus;
9. Bem-aventurados os pacificadores, porque eles serão chamados filhos de Deus!
10. Bem-aventurados os que sofrem perseguição por causa da justiça, porque deles é o reino dos céus!

Agora - como discursou Barak Obama : "Ele não nos pertence mais, pertence à História".

domingo, 8 de dezembro de 2013

A IMPORTÂNCIA DA CIDADANIA: ontem ROMANA. Hoje ITALIANA!

À época de Jesus, ter CIDADANIA ROMANA era de suma importância.
Pela primeira na história, acontecia a GLOBALIZAÇÃO, porque o Império Romano cobria todo o mundo conhecido de então. As intrépidas legiões de Roma haviam levado o estandarte da "Aquila Romana" e o dístico SPQR - Senatus Populusque Romanus (O Senado e o Povo Romano) aos mais distantes pontos da terra, demarcando seu domínio. Iniciado  no ano 27 a. C., esse império se estendeu até 476 d.C., quando o Imperador Romano do Ocidente Rômulo Augusto foi derrotado por Odoacro. Por sua vez, o Império Romano do Oriente, cuja capital era Constantinopla (atual Istambul e antiga Bizâncio), sobreviveu por quase mil anos, capitulando diante dos turcos Otomanos em 1453. Anteriormente os gregos, sob o comando de Alexandre, o Grande, haviam também conquistado o mundo da época, fixando seus domínios dos Balcãs à Índia, incluindo o Egito e a Báctria, na área correspondente ao atual Afeganistão. Foi o maior e mais rico império que até então havia existido.
No caso dos romanos, porém, havia uma diferença: seu domínio não se limitava ao território e ao povo, mas compreendia também a língua, os hábitos e as leis. O Latim - língua formal do império, difundida em seus domínios - e que mais tarde daria origem ao Português - teve seu berço no Lácio (Latium, em Latim) cujo centro era a cidade de Roma. Por isso, Olavo Bilac assim começa sua poesia Língua Portuguesa: "Última flor do Lácio, inculta e bela..."
A lei, num primeiro momento, se dividia em dois ramos básicos: Lex Romana - aplicável exclusivamente aos cidadãos de Roma e Lex Gentium - voltada àqueles que não detinham tal condição. A primeira concedia prerrogativas, privilégios e regalias aos romanos.
Na Bíblia, o capítulo 22 do livro de Atos dos Apóstolos, demonstra isso. Paulo é preso em Jerusalém e levado ao tribuno romano pelos judeus, enfurecidos com sua pregação do evangelho. Este é o texto:

"O tribuno mandou que o levassem para a fortaleza, dizendo que o 'examinassem com açoites' (pois é, isso já existia...), para saber porque causa assim clamavam contra ele. E, quando o estavam atando com correias, disse Paulo ao centurião que ali estava: 'É-vos lícito açoitar um romano, sem ser condenado?' Ouvindo isso, o centurião foi e anunciou ao tribuno: 'Vê o que vais fazer, porque este homem é romano.' E, vindo o tribuno, disse-lhe: 'Dize-me, és tu romano?' E ele disse: 'Sim'. E respondeu o tribuno: 'Eu, com grande soma de dinheiro alcancei esse direito de cidadão.' Paulo disse: 'Mas eu o sou de nascimento.' E logo dele se apartaram os que o haviam de 'examinar'; e até o tribuno teve temor, quando soube que era romano, visto que o tinha ligado."

Muitos séculos se passaram e tudo mudou. O poderoso Império Romano é história longínqua e do conhecimento de poucos. Entretanto o mundo é novamente globalizado! 
Roma deixou de ser a "Senhora do Mundo" para ser apenas a capital da Itália - uma República Parlamentar Unitária, com cerca de 60 milhões de habitantes e área de 301.338 km² (no tempo de Trajano, o império romano tinha 6,5 milhões de km²!), e participa da União Europeia ao lado de 27 outros países-membros.
Mas nem por isso deixa a Itália de ter notório destaque. É o 24° país mais desenvolvido do mundo, com índice de qualidade de vida entre os 10 primeiros do planeta. Membro fundador da União Europeia, é ainda membro do G8, G20, OTAN, OCDE, OMC, Conselho da Europa, União da Europa Ocidental e das Nações Unidas! Tem o 8° maior PIB nominal e o 6° maior orçamento público do nosso mundo!

Hoje, ter CIDADANIA ITALIANA constitui também um privilégio! Significa possuir Passaporte Europeu e gozar de livre trânsito por praticamente TODA A EUROPA! Sempre que lá estive, observei a diferença, que começa logo na alfândega: uma fila pequena para os Cidadãos Europeus e uma longa, sinuosa e cansativa fila para os demais mortais! Em certa ocasião, uma jovem senhora, atraída pela fila mais curta, lá se postou com seu filho pequeno, para ter o dissabor de ter de voltar para o "montão"!
E o que é mais interessante: os "ORIUNDI" - descendentes de italianos e, portanto, oriundos da Itália - têm esse direito, que pode ser transmitido a filhos, netos, bisnetos, trinetos, tetranetos e demais descendentes em linha reta - sem limite de gerações - como numa corrente!

Se é este o seu caso, não perca tempo, acesse o site www.oriundi.com.br e saiba como obter sua CIDADANIA ITALIANA!