quinta-feira, 13 de março de 2014

Blog do J.B.Oliveira: É HOJE!!! - LOGO MAIS, ÀS 21 HORAS, NO JUVENTUS......

Blog do J.B.Oliveira: É HOJE!!! - LOGO MAIS, ÀS 21 HORAS, NO JUVENTUS......: Continua me impressionando a aceitação de meu audiolivro "Homens são de Marte, Mulheres são de... Morte!" , editado no ano passado...

É HOJE!!! - LOGO MAIS, ÀS 21 HORAS, NO JUVENTUS...

Continua me impressionando a aceitação de meu audiolivro "Homens são de Marte, Mulheres são de... Morte!", editado no ano passado. Em torno dele, tenho desenvolvido centenas de palestras e tenho sido entrevistado em inúmeros programas de TV e de rádio.
Só neste período de comemoração do Dia Internacional da Mulher, falei sobre o assunto em dois Rotary Clubes, três Associações e cinco programas de televisão. No próprio dia 8, sábado, "dei plantão" na Jovem Pan, no apreciado programa do amigo Flávio Prado "Jovem Pan no Mundo da Bola"!

No último dia 10, pelo facebook, escreveu Maria Cristina: "Olá, JB, eu e o Bruno, RCSP-Noroeste, temos seu áudio book com este tema (Homens são Marte, Mulheres são de... Morte), é fantástico! Nos ajudou muito a compreendermos um ao outro e com muito bom humor. Obrigada. Abraços, Cristina e Bruno."
Em outras palavras, é o testemunho que venho recebendo em grande quantidade!

Hoje teremos uma experiência nova: o tema será apresentado em estilo stand-up! 
Com algumas leves diferenças, porém. Não haverá um só palavrão, nem o uso de expressões que possam constranger quem quer que seja, nem certas situações, comuns nesse tipo de comunicação, que conta com excelentes e inteligentes apresentadores . Por outro lado, este stand-up tem objetivo sociopedagógico: ensinar Homens e Mulheres a enxergar suas diferenças neuronais, hormonais, comunicacionais e comportamentais e - assim - encontrar um meio de se entenderem melhor. Lembro-me de uma senhora que, após uma de minhas palestras, veio dizer-me "Se eu tivesse assistido a sua palestra antes, teria brigado menos com meu marido!" Quando lhe perguntei por que, ela respondeu: "Porque eu pensava que ele fazia determinadas coisas pra me provocar, mas o senhor acaba de provar que isso é da natureza masculina!"
É isso mesmo: homem e mulher são da mesma espécie: espécie humana, mas de naturezas diferentes! Uma é a natureza dele; outra a dela!
O importante - e que ficará bem claro na palestra-stand up de hoje - é que essas diferenças, às vezes imensas, não são conflitivas, mas complementares! O que falta em um está presente no outro! Resta apenas entender isso e saber trabalhar positivamente as diferenças!

Para favorecer a participação, os promotores do evento - Juventus,  Look Cultural e JBO - decidiram fazer a apresentar de estreia com catraca livre.

Por isso, logo mais, às 21h00, estaremos abrindo - literalmente - o ciclo de palestras-stand up no Salão Novo do Juventus, na RUA COMENDADOR ROBERTO UGOLINI 152, MOOCA! 
Estarei lá, à espera dos amigos que puderem honrar-me com sua presença! 

terça-feira, 4 de março de 2014

BRASIL, REPUBLICA DAS BANANAS? NÃO! NUNCA!!!

Normalmente, este blog não comenta assuntos da área política. A razão é simples: embora tenha formação, em nível de pós-graduação, em Política e Estratégia pela USP-ADESG, entendo que há muitos comentaristas mais afeitos a esse mister e defiro essa responsabilidade a eles! Porém, algumas coisas "nunca antes vistas na história deste país", têm me aborrecido, levando-me a adentrar essa seara.Então, vamos lá.

Foi o humorista e cronista O. Henry quem cunhou a nefasta expressão "República das Bananas", que o
"Professor Google" assim a define: "República das bananas é um termo pejorativo para um país, normalmente latino-americano, politicamente instável, submisso a um país rico e frequentemente com um governador corrompido e opressor. Sua economia é em grande parte dependente de um único produto limitado de recursos, tais como bananas. Normalmente tem classes sociais estratificadas, incluindo uma grande e empobrecida classe trabalhadora e uma plutocracia que compreende as elites de negócios, política e militares. Esta oligarquia político-econômica controla as produções do setor primário e, assim, explora a economia do país."

Entretanto, NADA DISSO OCORRE NO BRASIL, país "deitado eternamente em berço esplêndido". Aqui tudo vai às mil maravilhas, com exportação de produtos industrializados e de valor agregado; uma indústria automobilística genuinamente nacional (tal como a têm a Coreia, a China, o Japão etc.) que, portanto, não precisa enviar royalties para outras nações; governo sério e comprometido com as metas propostas em sua campanha eleitoral; economia sólida e crescente, a ponto de poder perdoar dívida de 800 milhões de países africanos e destinar outros 682 milhões para financiar um porto em Cuba; contas públicas prioritárias - com saúde, previdência, segurança e educação - perfeitamente equilibradas;  inflação sob controle; ordem política e social absolutamente tranquila e ausência de corrupção e desonestidade por parte de seus políticos e mandatários...
Por isso, o povo brasileiro vive plenamente satisfeito com seu governo. Não há de que reclamar. Não há porque realizar manifestações de rua, protestos públicos e coisas tais. Tudo vai a mil maravilhas no "melhor dos mundos possíveis", como diria Leibniz! Está tudo certo, bom, satisfatório, justo e perfeito... Por seu turno, as agremiações políticas não alinhadas com o desgoverno instalado no país - os partidos de oposição - nada fazem de efetivo para barrar, deter, estancar esse incessante, avassalador e crescente descalabro que tomou conta do país, expondo o Brasil ao ridículo perante o resto do mundo!

Pois é, por tudo isso, conclui-se que o Brasil não é uma "República das bananas"!
É, sim, - e lamentavelmente, - uma "República dos bananas"!








domingo, 2 de março de 2014

ABSOLUTAMENTE IGUAIS! ... MAS TOTALMENTE DIFERENTES! POR QUÊ?

O "livro das origens" - Gênesis - ao falar da criação do Homem e da Mulher, assim diz, no capítulo 1, versículos 26 e 27: "E disse Deus: façamos o homem à nossa imagem, conforme à nossa semelhança (...) E criou Deus o homem à sua imagem; à imagem de Deus o criou: macho e fêmea os criou."

A mais singela interpretação, praticamente literal, desse texto, leva à inequívoca conclusão de que Homem e Mulher são apenas "variações do mesmo tema". Simplesmente versões - masculina e feminina - de um mesmo e singular "produto": o ser hominal, único criado "à imagem de Deus", de quem recebeu característica só suas. É o único com capacidade de raciocínio, de autodeterminação, de livre arbítrio, de criar, de amar e de falar! (Se alguém objetar, afirmando que o papagaio também fala, estará dizendo asneira. O papagaio apenas "papagaia", isto é, repete mecanicamente o que ouve, sem criar expressões que traduzam ideias, ideais, emoções e sentimentos que brotem de sua alma e mente, como o faz o ser humano).

Consideradas essas premissas, Homem e Mulher são absolutamente iguais. Entretanto, por paradoxal que pareça, são totalmente diferentes! Essas diferenças são de ordem cerebral, neuronal, hormonal, comportamental, comunicacional etc.!

De início, sabe-se que o cérebro masculino é maior e mais pesado que o feminino. No que tange aos neurônios, ele os possui em quantidade superior a ela. São cerca de 4 bilhões de diferença! Quanto ao funcionamento da massa cefálica, entretanto, ela leva nítida vantagem. Isso porque o homem se limita, praticamente, à utilização do lado esquerdo do cérebro - aquele das coisas meramente racionais, tangíveis - enquanto a mulher incursiona também pelo hemisfério direito - da emoção, da sensibilidade e das coisas intangíveis. Por essa razão, trabalha melhor tudo o que vê, ouve ou sente!

Como consequência, a comunicação - ou seja a verbalização dos pensamentos - é diferente para cada um deles. O homem fala mais direta, objetiva e secamente: é o "dialeto hominês". Ela o faz de maneira indireta, figurada, subjetiva, no que chamo de "mulherês". Se ela diz "NUNCA mais quero ver sua cara. Pra mim você MORREU", ou "NÃO tenho roupa", ele leva ao pé da letra - em hominês - e fica confuso e pasmo! Em mulherês, porém, ela apenas quis dizer: "Estou aborrecida com você" e "não me sinto segura para ir à festa usando as roupas que tenho"!
Outra decorrência do uso diferenciado do cérebro é que ele, extremamente racional e concentrado, só consegue fazer UMA coisa por vez. Ela, associando os hemisférios, faz "N" coisas simultaneamente! (Se está dirigindo e procurando um endereço, o homem tira o som do rádio e não quer que ninguém converse com ele...). Ele tem grande dificuldade de distinguir cores semelhantes. Havana,castanho,  bege, castor, areia, mostarda para o homem é a mesma coisa. Para ela, cada tênue distinção é nítida e claramente percebida! Ah! E quando ele não encontra, na geladeira, o pote de manteiga (no seu nariz...), lá do quarto ela diz: "está aí à direita, ao lado da geleia de morango"... E está mesmo!
Por outro lado, frente a um problema ele quer ficar SOZINHO E CALADO! Na mesma situação, ela quer FALAR! E quanto maior o problema, mais calado ele fica e mais compulsivamente ela fala...

Freud não explica estas e tantas outras diferenças... Mas elas estão contempladas na palestra-stand up
"Homens são de Marte, Mulheres são de... Morte!", baseada no audiolivro de mesmo nome., que vou apresentar no Salão Grená do Juventus (Rua Comendador Roberto Ugolini 152 - Mooca), nos dias 13, 20 e 27 de março, às 21h00. Dentro de meu estilo, será um stand-up sem palavrões e sem apelação!!!
Ficarei satisfeito e honrado com a presença de meus amigos, leitores e ouvintes! Detalhes no folheto anexo!
Ingressos na bilheteria do Juventus, na Tesouraria do Perseverança ou em www.jboliveira.com.br