segunda-feira, 30 de junho de 2014

A NECESSIDADE DE RENOVAÇÃO NA POLÍTICA

Parecem começar a soprar salutares e bem-vindos ares de RENOVAÇÃO NA POLÍTICA!
O senador José Sarney, ao decidir não se candidatar mais a cargos eletivos, dá (até que enfim) um bom exemplo para tantos outros desgastados políticos de muitas legislaturas...
Afinal, "Os políticos e as fraldas têm que ser trocados periodicamente, pelas mesmas razões"! Essa é de Queiroz (Eça de Queiroz).

Terminado o mês de junho, todos os partidos já realizaram suas convenções, transformando muitos pré-candidatos em alguns candidatos efetivos. Assisti a algumas convenções e pude constatar, com satisfação, que muitos são novos - na política e até mesmo na idade!

Nossos quadros políticos estão, em sua quase totalidade, ocupados  por pessoas e procedimentos políticos comprometidos, senão com a corrupção, ao menos com a acomodação, com a lassidão de costumes. Já não lhes causa espanto e menos ainda indignação tudo aquilo de errado, antiético, amoral ou imoral que transita abertamente pelas nossas casas de lei.

O legislativo que, por definição constitucional, presente no artigo 2° da Carta Magna, deveria ser independente e harmônico, diminui na prática essa bela assertiva retórica: pode ser até harmônico - às vezes, quando lhe interessa. Independente, porém, não! É, o mais das vezes, apenas um órgão submisso ao poder central, de cujas benesses e concessões - para si e para seus apaniguados - não pode abrir mão.E isso já foi para além de um hábito,convertendo-se em um vício.

Não basta, porém, "trocar seis por meia dúzia". Renovar apenas por renovar não leva a nenhuma solução. Faz lembrar a história de um rei que, desfilando pelas ruas de seu reino, ouvia de todos a frase "Morra o rei!". De todos, menos de uma velhinha, que insistia em clamar "Viva o rei!", "Viva o rei!". Impressionado, o monarca mandou chamá-la e lhe perguntou por que ela, e só ela, proferia aquela exclamação.
"É que sou muito velha e, quando jovem, o soberano era seu avô e eu gritava "Morra o rei!". Então ele morreu e o pai de Vossa Majestade passou a reinar, e foi pior que seu avô. E eu ainda gritava "Morra o rei!". Ele morreu e Vossa Majestade assumiu o trono... por isso agora eu clamo "Viva o rei!!!"

É indispensável, primeiro, que VOTEMOS. Quem não vota - ou anula seu voto - não tem autoridade moral para censurar os atos daqueles que se elegeram. Em segundo lugar, é fundamental que votemos com CONSCIÊNCIA, conhecendo a história de vida, o comportamento e as propostas do candidato.
Acima de tudo, porém, é necessário que SAIBAMOS EM QUEM VOTAMOS, que anotemos seu nome, sua plataforma de campanha para cobrarmos depois o cumprimento de suas promessas.

O eleitor costuma queixar-se dizendo que o político só se lembra dele na campanha. Mas o contrário também é verdade: o eleitor só se lembra do político na época da votação. Não são poucos os que  chegam a não saber em quem votaram! O último santinho que lhe veio à mão - ou que ele pegou no chão - é que recebeu seu voto: sua única e mais potente arma contra o descalabro político!

É que se frise: a renovação só será válida se em lugar de um político do mal, colocarmos uma pessoa do BEM!



terça-feira, 10 de junho de 2014

A PRÓXIMA CARTEIRA DE PERITO JUDICIAL PODE SER SUA!


Os profissionais das diversas áreas de atividades que concluíram o Curso de Perito Judicial ministrado pelo Instituto JB Oliveira de Educação e Capacitação Profissional, e entregaram os documentos de comprovação de suas atividades, já estão recebendo a competente Carteira.

O documento destina-se à comprovação de que, além da formação na área acadêmica específica, o portador realizou um aprendizado quanto às atribuições, funções e modus operandi de um Perito Judicial.

De início, tomou conhecimento de que há uma sensível distinção entre Perito Criminal - pessoa concursada e, portanto, pertencente aos quadros do funcionalismo público estadual ou federal, normalmente na área de Polícia Técnico-Científica - e o Perito Judicial, que não guarda vínculo empregatício ou obrigacional com o Poder Público, mas habilita-se a prestar serviços ao Judiciário. Isso se dará sem prejuízo de suas atividades profissionais normais, mediante nomeação do juiz ou contratação de uma das partes de uma demanda judicial.

Isso significa que o Perito Judicial, sem alteração de seu trabalho normal, passa a agregar uma nova atividade ao seu leque de atribuições e competências, dessa forma enriquecendo seu currículo e ampliando seu campo de trabalho profissional, ao mesmo tempo em que presta um serviço relevante à Justiça e à sociedade!

Por tudo isso, vale a pena participar da próxima turma do CURSO DE PERITO JUDICIAL que o Instituto JB Oliveira de Educação e Capacitação Profissional realizará no próximo dia 26 DE JULHO DE 2014, das  10 às 18h00, no San Rapahel Hotel. Inscrições abertas no site www.institutojboliveira.com.br

terça-feira, 3 de junho de 2014



PRIMEIRA TURMA DE PERITOS JUDICIAIS CONCLUÍDA COM PLENO ÊXITO!

21 profissionais liberais de diversas formações universitárias integraram a primeira turma de Peritos Judiciais do INSTITUTO JB OLIVEIRA DE EDUCAÇÃO E CAPACITAÇÃO PROFISSIONAL. Em clima dinâmico, prático e descontraído, os professores Gleibe Pretti e J. B. Oliveira transmitiram aos animados participantes a arte e técnica necessárias ao correto exercício da nobre atividade de Perito Judicial.

"Não vamos nos reportar à área de conhecimentos acadêmicos da formação de vocês. Isso já foi feito nas respectivas faculdades e são de seu domínio. Vamos nos ater exclusivamente à forma como vocês - usando os saberes adquiridos na universidade - atuarão como Peritos Judiciais", disse-lhes introdutoriamente.
Quanto ao resultado do curso, nada melhor do que o testemunhual de um ativo participante, o advogado e economista Dr. Júlio Henrique Batista,  reproduzido abaixo.

"Primeiramente, agradeço a sua especial acolhida, bem como da sua equipe neste magnífico curso de perito judicial ocorrido no último sábado, visto que iniciei o mesmo com uma simples e única expectativa de tão somente participar de mais uma das suas brilhantes apresentações acadêmicas, contudo, atingi com profundidade um amplo nível de conhecimento, além da titularidade como perito judicial, de forma muito técnica e com uma majestosa formatação de comunicação de altíssimo padrão.
Desse modo, apresento mais uma vez a minha gratidão pelo belíssimo dia, isto sem falar do excelente networking com novos amigos e colegas, que se estendeu além fronteiras do curso, inclusive, através de um momento de descontração e alegria no bar Brahma.
Ademais, quando informei para alguns amigos e colegas que havia participado deste curso, muitos deles ficaram encantados e interessados para também participarem, até solicito que envie as próximas datas.
Por fim, um fraternal abraço com muita energia e luz!"

Pois bem, para tranquilidade de todos os interessados, teremos uma NOVA TURMA, nos mesmos  moldes desta, em 26 DE JULHO DE 2014, SÁBADO, DAS 10 ÀS 18 HORAS. As inscrições JÁ PODEM  SER FEITAS pelo site www.institutojboliveira.com.br