domingo, 13 de março de 2016

O IDEAL DE SERVIR!

Na última sexta-feira, dia 11 de março, participei da sessão de abertura do PETS - Programa de Treinamento de Presidentes Eleitos do Distrito 4430 de Rotary International, com a palestra "Liderança, Motivação e Comunicação", a convite do Governador Walter Kwast e do Instrutor Distrital João D'Ávila Neto. O lema deste ano: "Rotary a Serviço da Humanidade", trouxe-me à lembrança minha primeira palestra em um grande evento rotário. Foi na Conferência Distrital do então 461, em Poços de Caldas, em 1978! Ali, por solicitação do governador Danilo Fernandes de Vasconcelos, apresentei a palestra "Missão Civilizadora de Rotary". O texto abaixo constitui uma das partes daquela mensagem, que continua atual, 38 anos após!

                            SERVIR

                                                                                                                               J. B. Oliveira

Caminhando próximo a uma construção, um cidadão deparou com o encarregado da obra. Perguntou-lhe o que fazia. "Trabalho para ganhar o meu pão", foi a seca resposta. Além, encontrou um pedreiro e repetiu a indagação. "Dou meu sangue para ganhar uns míseros trocados", retrucou o homem. Nisto surgiu um jovem, assobiando e empurrando um rústico carrinho de mão cheio de entulhos. Ao ouvir a mesma pergunta, fitou com um largo sorriso o esqueleto do edifício e respondeu com o rosto iluminado de orgulho: "Eu estou construindo uma catedral!"
SERVIR não é barganhar o trabalho pelo pão perecível de cada dia. Isto é apoucar a inenarrável capacidade do ser humano. SERVIR é desenvolver uma obra elevada em favor de todo o gênero humano, a começar pelo núcleo menor: a nossa comunidade.
SERVIR é ter consciência de que o trabalho, simples que seja, é a maior contribuição para a melhoria do mundo. Deus, sem embargo de ser o Onipotente, não prescinde do labor do humilde microzoário que revolve e fertiliza a terra, nem da labuta singela da pequenina abelha.
SERVIR é colocar todo nosso ser: músculos, nervos, coração, mente e espírito em atividade constante e produtiva, fazendo o MELHOR que nossas forças permitirem.
SERVIR é não aceitar nem mesmo o BOM, quando nos é dado executar o ÓTIMO; é não dar ouvidos ao canto das sereias da ociosidade e do conforto iníquo, quando nos chama, em altos brados, o dever de trabalhar.
SERVIR é privilégio reservados aos bons, aos puros e aso fortes de espírito, eis que os que não são ornados com essas virtudes em nada contribuem para que o gênero humano seja mais rico, mais sábio, melhor e mais feliz - e vivem à custa das fadigas alheias, à semelhança de párias ou ladrões.
SERVIR é crer e aceitar que o máximo possível é o mínimo admissível. É desertar das fileiras incontáveis dos medíocres, que vivem no marasmo cinzento e triste do "mais ou menos", sem sequer aspirar à bênção de provar O EXCELENTE, O SUBLIME, O PERFEITO!
SERVIR é ter a inflar o peito um IDEAL - o maior, o mais nobre possível - proclamando com o Poeta dos Escravos: "sou pigmeu, porém só fito os Andes"!
SERVIR é libertar-se da vileza do pó e ascender à presença divina, pois "Deus, que nos deu o sol e a luz, serve! Poderia chamar-se O SERVIDOR!".
SERVIR é refletir o Verbo Divino, o Homem-Deus, que, renunciando à sua glória celeste, "Fez-se carne e tabernaculizou conosco", proclamando: "Eu não vim para ser servido, mas para SERVIR".
SERVIR é integrar-se na sinfonia dinâmica do universo, porque "toda a natureza é um anelo de serviço: serve a árvore, serve o pássaro, serve a flor..."
SERVIR é, de cada minuto, os sessenta segundos tornar - com o suor - fecundos"!




terça-feira, 8 de março de 2016

COMEMORANDO O DIA 8 DE MARÇO...


              HOMENAGEM AO DIA INTERNACIONAL DA MULHER



                          VITÓRIA
                                                                               J. B. Oliveira





No longo percurso da história humana,
um tempo houve em que a mulher, servil,
pouco se manifestava e, em sua cabana,
cuidava só do trabalho do lar, humil.

                Mas o tempo passou, e a mulher agiu
                e tudo, tudo mudou nessa história:
                a mulher - assim como o homem - progrediu
                e desfruta, hoje, sua justa VITÓRIA!


Vitória, que sempre usa com equidade.
beneficiando a  todos ao seu redor
e melhorando, desta vida, a qualidade.

                O sábio bom Deus, ao criá-la, em verdade,
                ao patriarca Adão deu prêmio maior
                e inundou de graça toda a humanidade!