terça-feira, 8 de janeiro de 2013

DE NOVO O DIA 6 DE JANEIRO: REIS MAGOS OU BEFANA?

Na Europa, e particularmente na Itália, 6 de janeiro é conhecido como "O dia da Befana", como, aliás, bem lembraram algumas pessoas que leram meu post anterior "DIA DOS 3 REIS MAGOS: MELCHIOR, GASPAR E BALTASAR..."

Na passagem do dia 5 para 6, as crianças colocam suas meias sobre a lareira ou penduram seus sapatos na porta e aguardam, ansiosamente, a chegada do dia seguinte. É que à noite a Befana colocará ali doces e presentes para as que foram boazinhas e carvão para as não foram tão boas! Ela se apresenta como uma bruxa (strega, em italiano) montada em uma vassoura e com um saco cheio de guloseimas e presentes...
Em Roma, o ponto de encontro da criançada é a Piazza Navona. Ali se realiza uma grande festa, com balões, barracas com centenas de meias cheias de balas, artistas de rua e vários brinquedos, incluindo "La giostra" - um disputado carrossel fabricado em 1896, na Alemanha, o "Horst Und Webber"!
Essa figura mística e mítica é tão importante que tem até música própria em sua homenagem:

"La Befane vien di notte/ Con le scarpe tutte rotte/ Col cappello alla romana/ Viva! Viva La Befana!"

Seu nome vem do vocábulo grego Epiphaneia, isto é, Epifania, que traduz a ideia de  manifestação, revelação, aparição, "um momento privilegiado de revelação" e, em princípio, refere-se ao episódio do reconhecimento do menino Jesus como o Messias pelos (Reis) Magos, como exposto no texto já referido. Sua celebração se dava doze dias após o Natal, em 6 de janeiro. Depois da reforma do calendário litúrgico de 1969, passou a ser comemorada dois domingos após o 25 de dezembro. Antigamente esses dois eventos, unidos, compunham a chamada "Festa das Luzes". Em seu encerramento, é que - ainda hoje - são desmontados a árvore de Natal e o Presépio...
A Igreja Católica classifica como Epifania três eventos: a Epifânia propriamente dita, assinalada pela adoração dos Magos do Oriente; o batismo de Jesus por João Batista, no Rio Jordão e o início de seu ministério, com o primeiro milagre, nas Bodas de Caná da Galileia.

E que relações existem entre a Befana e os (Reis) Magos?

Diz a tradição que os Magos, em sua peregrinação, pediram informações a uma velhinha sobre o local do nascimento de Cristo. Agradecidos, convidaram-na para ir em sua companhia. Não aceitando de imediato o convite, ela se arrependeu depois e, enchendo uma cesta de doces, foi em busca do recém-nascido. Como não conseguiu encontrá-lo, passou a visitar todas as casas com crianças, levando-lhes doces e brinquedos, na esperança de encontrar Jesus.

Pois é, assim como Papai Noel usurpou o lugar de Jesus no Natal - data de Seu nascimento - a Befana se apossou do lugar dos (Reis) Magos...

Isso mostra que "golpe de estado" não acontece só em política e "genéricos" não existem só na área farmacêutica"!!!

2 comentários:

  1. J.B.Oliveira é cultura, parabéns meu irmão, feliz 2013!

    ResponderExcluir
  2. Adorei sua definição sobre do papai noel e acrescento mais eu gastei muito dinheiro para comprar uns presentinhos para minha filha no natal e esse velhinho barbudo é que levou a fama de bonzinho, a se eu pego esse papai noel ...Agora voltando ao texto maravilhoso e interessantíssimo é incrível como tudo tem seu fundamento torço pra que essas comemorações onde se ganha um presentinho não apague o seu verdadeiro sentido e significado.
    JB eu quase não tenho tempo de acessar seu blog mas sempre que posso é sempre um prazer ler seus esclarecimentos, obrigado.

    ResponderExcluir