O convite preparado pelo CIEE São Paulo com o singelo texto "Pare de morder a língua - Aprenda as melhores formas de mostrá-la", para o tema "As melhores dicas sobre a Língua Portuguesa", lotou as dependências do Teatro e do foyer da tradicional entidade de cultura, na segunda-feira, dia 19.
Empresários, executivos, educadores, comunicadores, estudantes e demais pessoas interessadas compareceram em massa e acompanharam com vivo interesse a exposição do conteúdo do livro "Mostrando a língua". A parte dedicada a perguntas e debate foi enriquecida com intervenções inteligentes e pertinentes. A sessão de autógrafos exigiu paciência de muitos dos presentes, pois longa foi a fila que então se formou.
O que isso demonstrou?
Demonstrou que, longe do que normalmente se pensa, há muita gente interessada no conhecimento e preservação da "última flor do Lácio, inculta e bela", como a definia Olavo Bilac! Aliás, o Dr. Luiz Gonzaga Bertelli - presidente-executivo do CIEE e presidente da Academia Paulista de História - citou essa expressão poética na agradável fala em que externou o agradecimento da instituição pelo surpreendente número de pessoas que se fizeram presentes, motivadas pelo assunto. Igual satisfação manifestou o radialista e jornalista Flávio Prado, nas palavras de saudação que proferiu. Fez referência ao quadro "Dicas de Comunicação com J. B. Oliveira" que faz parte de seu tradicional programa "Jovem Pan no Mundo da Bola", transmitido aos sábados a partir das 10h00.
Como palestrante da noite e autor do livro, coube-me o imenso prazer de receber tantos amigos - meus e da Língua Portuguesa - em uma noite perfeita! Contemplar as expressões de satisfação e de concordância de quantos ali se encontravam foi a recompensa pelos trabalhos de pesquisa do assunto e de redação da obra! Ouvir, durante a sessão de autógrafos, manifestações espontâneas e amáveis de aprovação e simpatia foi o coroamento do evento!
Reitero aqui meus agradecimentos ao interesse de todos: os que lá estiveram e assistiram à palestra e os que - pela distância ou por outras razões - não compareceram, mas adquiriram o livro pelo site! Que esse amor pela maravilhosa Língua Portuguesa faça de nós melhores brasileiros e melhores usuários de nosso rico idioma!