segunda-feira, 22 de dezembro de 2014

NATAL: A HISTÓRIA E A ESSÊNCIA

A cada 25 de dezembro, engalanada e festiva, a humanidade comemora mais um aniversário do nascimento de Jesus, ocorrido em Belém, no primeiro dia de nossa era - o 1° a.D. (anno Domini).

Entretanto...

- Estudos e levantamentos cronológicos contestam a época do nascimento de Cristo, que não se teria dado no ano em que consideramos o primeiro, mas sim entre quatro a seis anos antes.
- Igualmente o mês não teria sido dezembro, auge do inverno na Palestina, marcado por frio tão intenso que, à noite, os pastores recolhem suas ovelhas aos apriscos - abrigos cobertos e fechados - para resguardá-las do rigor invernal. Assim sendo, não teria sido possível estarem os pastores no campo, com seus rebanhos, quando os anjos anunciaram que "na cidade de Davi, nasceu hoje o Salvador, que é Cristo, o Senhor", como narra o evangelista Lucas. É provável, isso sim, que o evento tenha ocorrido entre fevereiro e abril.
- O dia, por outro lado, não teria qualquer ligação com o citado dia 25. Essa data teria sido fixada já muito posteriormente, e por influência do sincretismo religioso, que sugeriu hábitos e festividades pagãos ao incipiente Cristianismo. Ora, 25 de dezembro era a data consagrada pelo culto pagão ao deus Sol, e como Cristo prefigurava a aurora de uma nova era, de uma nova vida, passou a ter essa representação.

A conclusão é que não há registros históricos indiscutíveis a respeito do ano, do mês e do dia do nascimento de Jesus. E isso, que pode parecer um despropósito, é, antes, como que um propósito de Deus, o Grande Criador dos Mundos.
Não quer ele que nos ocupemos ou nos preocupemos com detalhes históricos ou geográficos, todos de importância menor.
O importante, realmente, o certo e indiscutível, é o fato espiritual; CRISTO NASCEU!
Nasceu e revolucionou o mundo, a História e os conceitos humanos! Nasceu e trouxe consigo a Redenção, a Religião (religação entre criatura e Criador) e o Evangelho (Ev Angelós), a Boa Nova entoada pelos anjos naquela noite de Belém, e repetido hoje em todo o mundo:

                  "Glória a Deus nas alturas; paz na 
                 terra e boa-vontade entre os homens"!

Nenhum comentário:

Postar um comentário