sexta-feira, 4 de outubro de 2013

CURSO DE ESTUDO DA BÍBLIA. QUE POSIÇÃO DOUTRINÁRIA ADOTARÁ?

Algumas pessoas têm formulado essa questão em relação ao Curso Popular de Estudo da Bíblia que vamos ministrar no próximo dia 12 de outubro de 2013, no acolhedor San Raphael Hotel, no centro da cidade.
A resposta é simples: nenhuma posição DOUTRINÁRIA!
Por várias razões, todas importantes. A primeira, porque não se trata de um curso de doutrina ou de doutrinamento, mas sim de estudo imparcial e isento de interpretações particulares. O estudo doutrinário da Bíblia é cabível no âmbito próprio de cada pensamento religioso, mas não em  um curso por livre adesão.
A segunda razão é que já contamos, entre os inscritos, com católicos, evangélicos, espíritas e livres pensadores. Ao adotar uma corrente doutrinária específica, o Curso estaria se confrontando, no mínimo, com três outras linhas de visão, aceitação, compreensão e interpretação da Bíblia.
Ainda importa acrescer que o que o Curso visa é unir os participantes em torno do objetivo de entender melhor as Escrituras. Para isso, ele deve elevar-se.
Quando nos elevamos, nós nos unimos, pois nos aproximamos do Pai de todos nós. Essa sensação nós podemos ter ao fazer um voo. No solo, somos separados por portas, paredes, muros etc. Logo ao decolar, essas primeiras barreiras desaparecem. Porém, olhando para baixo ainda vemos os muros e as cercas criados pelo homem. Entretanto, quanto mais nos elevamos, menos segmentações vemos. Depois de algum tempo - e alguma altitude - vemos somente as distinções da natureza: terra, mares, florestas, rios...
A respeito desse ideal de unicidade, diz profeta Malaquias, no capitulo 2, versículo 10 de seu livro: "Não temos nós todos um mesmo Pai? Não nos criou um mesmo Deus?"
A contrário modo, quando nos posicionamos abaixo dessa linha sobranceira, surgem - por questões as mais diversas - as divisões, que podem gerar doutrinas, escolas, pensamentos, linhas, correntes - de interpretação e conduta sadias - ou pender para seitas e suas consequências mais severas: o sectarismo e o fanatismo, que tanta dor e morte tem causado à humanidade!
Situações há em que até as palavras empregadas indicam a desunião! Se alguém diz: "vamos rezar", é logo identificado como católico. Se disser: "vamos orar", é evangélico e se a expressão for: "vamos fazer uma prece", é espirita! Contudo, o fato por trás desses vocábulos é um só: elevar-se o ser humano à presença de Deus!
Por tudo isso, o Curso Popular de Estudo da Bíblia vai buscar a compreensão da palavra de Deus, e não dos homens. Vai procurar conhecer qual a mensagem que tem para nós o Deus que criou os homens e não o deus que os homens criaram!



Nenhum comentário:

Postar um comentário