sábado, 18 de maio de 2013

DICAS DE COMUNICAÇÃO - ORATÓRIA... O QUE É ISSO?

"Ele tem o DOM DA ORATÓRIA"!

Essa expressão é infalivelmente ouvida após a fala de um bom orador.
Mas, afinal, oratória é mesmo DOM? Ou é ARTE?
Dom - como o nome sugere - é dádiva, graça especial de Deus; algo que umas poucas pessoas recebem e têm, mas não todas.
Arte, por sua vez, é técnica, é conquista; aquilo que se obtém pelo esforço, pelo estudo, pela dedicação e que está, portanto, ao alcance de todos os que a buscam.
Desdobrando - e desmistificando - a Oratória, constatamos que ela é o somatório de apenas dois fatores: Eloquência e Retórica.

Eloquência traduz-se por fluência verbal, loquacidade, verbosidade. Em termos mais simples: quantidade de palavras. É eloquente quem possui um vocabulário tão extenso e rico que pode falar por horas e horas sem que lhe faltem palavras. Rui Barbosa, por exemplo, apenas para a palavra chicote usou dezoito sinônimos! Eis alguns: açoite, azorrague, chibata, relho, rebenque, vergasta, vergalho, vergueiro, relha, preaca, látego, flagelo, muxinga, chiqueirador, açouteira, pela..! Uma pessoa eloquente não incide nas horríveis "muletas" verbais do tipo né, tá, ok, certo, entendeu, hã...hã...
O caminho eficaz para obter eloquência é ler bons livros e, assim, enriquecer o vocabulário!

Já a Retórica, define-se como "a arte de conduzir as palavras".  Ela trata das estratégias e táticas que o orador deve aplicar visando à conquista da atenção dos ouvintes e à aceitação de sua tese, de sua proposta! Envolve inflexão de voz, ritmo de fala, entonação vocálica, gesticulação, expressão fisionômica, alternância de timbre vocal e outros "efeitos especiais", que darão vida, vibração e dinamismo às palavras! Pronunciada de forma retórica diferente, uma mesma frase transmite sentido totalmente diferente! A atriz estreante deveria, na peça teatral, dizer apenas, com expressão de dor: "Ai! Não doutor." Mas o que ela disse, como conotação de surpresa, foi: "Aí não, doutor!" e acabou com espírito da cena!
Retórica, em resumo, é qualidade de palavras.
Para aprender retórica, os meios são: ouvir com atenção bons oradores e buscar as orientações em um curso de oratória! Felizmente temos, especialmente em São Paulo, mas também em outros estados, muitos excelentes professores e cursos! A eles devem recorrer as pessoas que querem, sincera e verdadeiramente, dominar as técnicas da Comunicação Oral!

E POR FALAR NISSO, NOSSO PRÓXIMO CURSO SERÁ SÁBADO, DIA 25.05.2013!





Nenhum comentário:

Postar um comentário