segunda-feira, 3 de junho de 2013

DICAS DE COMUNICAÇÃO - COMO TRATAR APARTES E INTERVENÇÕES?

Com muito cuidado e atenção!
Muitos até bons oradores têm sido derrubados por um simples aparte!
Conta-se de um jovem deputado que, estreando na tribuna da Câmara Federal, discorria sobre a questão demográfica, dizendo algo como "Segundo afirma a teoria de Malthus, o crescimento da produção de alimentos é aritmética, enquanto o aumento populacional é  geométrico..." O temível Carlos Lacerda intervém: "Um aparte, nobre deputado, essa teoria não é de Thomas Malthus, mas do célebre economista inglês Sir Window". Atemorizado com a fama e a figura de Lacerda, ele conserta: "Tem razão, nobre deputado, a teoria é do célebre economista inglês Sir Window." A palavra seguinte do experiente e ferino parlamentar aniquila o discurso do jovem e inseguro deputado: "Vossa Excelência acaba de demonstrar sua ignorância sobre o assunto. Não existe nenhum economista inglês chamado Window. Window, em inglês, é apenas janela!"

Então vamos lá: uma primeira recomendação é, antes de iniciar a fala, "traçar a regra do jogo": "Peço licença para não conceder apartes, para não interromper minha linha de raciocínio. No final, abrirei espaço para perguntas". Pronto: o orador fica à vontade, sem ser descortês.

Porém, se a intervenção for inevitável, deve ser tratada com tranquilidade. Não responda de imediato. Ouça o aparte com serenidade e analise-o rapidamente. Em princípio, ele será favorável ou contrário. Na primeira hipótese, saiba recebê-lo, de modo a robustecer sua tese. Não deixe de agradecer ao aparteante, valorizando sua participação. Na segunda, procure sentir qual a intenção por trás da pergunta: provocar discussão sobre o tema? Opor-se à sua tese? Desestabilizá-lo? As duas primeiras são salutares - normalmente sinceras - e, bem trabalhadas, enriquecerão seu trabalho. A segunda é maldosa,  perigosa, predatória e vai exigir muito conhecimento do assunto sobre o qual estiver discorrendo, assim como presença de espírito e jogo de cintura! Se puder acrescentar uma pitadinha de ironia, a vitória será sua! Vamos mais uma vez a Lacerda. Procurando desqualificar seu discurso, um deputado oponente sai-se com esta: "Para mim, o que Vossa Excelência diz entra por um ouvido e sai pelo outro". Firme e tranquilamente, Lacerda retruca: "Impossível, Excelência, pois o som não se propaga na vácuo!"

Mais dicas podem ser encontradas em meu livro "Boas dicas para boas falas", disponível no site www.jboliveira.com.br


Nenhum comentário:

Postar um comentário