domingo, 8 de dezembro de 2013

A IMPORTÂNCIA DA CIDADANIA: ontem ROMANA. Hoje ITALIANA!

À época de Jesus, ter CIDADANIA ROMANA era de suma importância.
Pela primeira na história, acontecia a GLOBALIZAÇÃO, porque o Império Romano cobria todo o mundo conhecido de então. As intrépidas legiões de Roma haviam levado o estandarte da "Aquila Romana" e o dístico SPQR - Senatus Populusque Romanus (O Senado e o Povo Romano) aos mais distantes pontos da terra, demarcando seu domínio. Iniciado  no ano 27 a. C., esse império se estendeu até 476 d.C., quando o Imperador Romano do Ocidente Rômulo Augusto foi derrotado por Odoacro. Por sua vez, o Império Romano do Oriente, cuja capital era Constantinopla (atual Istambul e antiga Bizâncio), sobreviveu por quase mil anos, capitulando diante dos turcos Otomanos em 1453. Anteriormente os gregos, sob o comando de Alexandre, o Grande, haviam também conquistado o mundo da época, fixando seus domínios dos Balcãs à Índia, incluindo o Egito e a Báctria, na área correspondente ao atual Afeganistão. Foi o maior e mais rico império que até então havia existido.
No caso dos romanos, porém, havia uma diferença: seu domínio não se limitava ao território e ao povo, mas compreendia também a língua, os hábitos e as leis. O Latim - língua formal do império, difundida em seus domínios - e que mais tarde daria origem ao Português - teve seu berço no Lácio (Latium, em Latim) cujo centro era a cidade de Roma. Por isso, Olavo Bilac assim começa sua poesia Língua Portuguesa: "Última flor do Lácio, inculta e bela..."
A lei, num primeiro momento, se dividia em dois ramos básicos: Lex Romana - aplicável exclusivamente aos cidadãos de Roma e Lex Gentium - voltada àqueles que não detinham tal condição. A primeira concedia prerrogativas, privilégios e regalias aos romanos.
Na Bíblia, o capítulo 22 do livro de Atos dos Apóstolos, demonstra isso. Paulo é preso em Jerusalém e levado ao tribuno romano pelos judeus, enfurecidos com sua pregação do evangelho. Este é o texto:

"O tribuno mandou que o levassem para a fortaleza, dizendo que o 'examinassem com açoites' (pois é, isso já existia...), para saber porque causa assim clamavam contra ele. E, quando o estavam atando com correias, disse Paulo ao centurião que ali estava: 'É-vos lícito açoitar um romano, sem ser condenado?' Ouvindo isso, o centurião foi e anunciou ao tribuno: 'Vê o que vais fazer, porque este homem é romano.' E, vindo o tribuno, disse-lhe: 'Dize-me, és tu romano?' E ele disse: 'Sim'. E respondeu o tribuno: 'Eu, com grande soma de dinheiro alcancei esse direito de cidadão.' Paulo disse: 'Mas eu o sou de nascimento.' E logo dele se apartaram os que o haviam de 'examinar'; e até o tribuno teve temor, quando soube que era romano, visto que o tinha ligado."

Muitos séculos se passaram e tudo mudou. O poderoso Império Romano é história longínqua e do conhecimento de poucos. Entretanto o mundo é novamente globalizado! 
Roma deixou de ser a "Senhora do Mundo" para ser apenas a capital da Itália - uma República Parlamentar Unitária, com cerca de 60 milhões de habitantes e área de 301.338 km² (no tempo de Trajano, o império romano tinha 6,5 milhões de km²!), e participa da União Europeia ao lado de 27 outros países-membros.
Mas nem por isso deixa a Itália de ter notório destaque. É o 24° país mais desenvolvido do mundo, com índice de qualidade de vida entre os 10 primeiros do planeta. Membro fundador da União Europeia, é ainda membro do G8, G20, OTAN, OCDE, OMC, Conselho da Europa, União da Europa Ocidental e das Nações Unidas! Tem o 8° maior PIB nominal e o 6° maior orçamento público do nosso mundo!

Hoje, ter CIDADANIA ITALIANA constitui também um privilégio! Significa possuir Passaporte Europeu e gozar de livre trânsito por praticamente TODA A EUROPA! Sempre que lá estive, observei a diferença, que começa logo na alfândega: uma fila pequena para os Cidadãos Europeus e uma longa, sinuosa e cansativa fila para os demais mortais! Em certa ocasião, uma jovem senhora, atraída pela fila mais curta, lá se postou com seu filho pequeno, para ter o dissabor de ter de voltar para o "montão"!
E o que é mais interessante: os "ORIUNDI" - descendentes de italianos e, portanto, oriundos da Itália - têm esse direito, que pode ser transmitido a filhos, netos, bisnetos, trinetos, tetranetos e demais descendentes em linha reta - sem limite de gerações - como numa corrente!

Se é este o seu caso, não perca tempo, acesse o site www.oriundi.com.br e saiba como obter sua CIDADANIA ITALIANA!

Nenhum comentário:

Postar um comentário