terça-feira, 10 de dezembro de 2013

MANDELA E AS BEM-AVENTURANÇAS...

No último dia 5, aos 95 anos de uma vida de lutas, ele partiu. Observando seu viver, mais de uma vez vieram-me à mente os versos de Gonçalves Dias: "... a vida é luta renhida: viver é lutar. A vida é duro combate, que os fracos abate, os bravos, os fortes só pode axaltar".
Nascido em Transkei, na província do Cabo Oriental, em 18 de julho de 1918, Nelson Mandela foi advogado, ativista político, guerrilheiro, prisioneiro e presidente da África do Sul!
Por sua oposição ao governo racista de seu país - que impunha o humilhante apartheid, negando direitos civis básicos aos negros - ele foi preso, condenado à prisão perpétua e mantido por 27 anos no cárcere de Robben Island, de 1964 a 1982!
Libertado, prosseguiu sua luta, pacífica, pelo reconhecimento da igualdade de direitos entre brancos e negros. Em razão disso, recebeu o Prêmio Nobel da Paz em 1993.
No ano seguinte, eleito presidente, tornou-se o supremo mandatário de seu país. E quando muitos imaginavam que ele, em revide, comandaria feroz ação contra o grupo minoritário branco, ele acenou com a bandeira da paz, da tolerância, da harmonia e do perdão, conseguindo derrubar o odioso sistema segregacionista sem derramamento de sangue. De um jornal de São Paulo, pincei esta frase: "A marca registrada do mandato de Mandela foi a Comissão da Verdade e Reconciliação que investigou crimes do apartheid em ambos os lados e tentou curar as feridas". 
Sua atuação como líder máximo da África do Sul foi vista, acompanhada e admirada por todo o mundo.  Em 2008, voltando de Angola, passei por Joanesburgo e vi a imensa estátua erguida em sua homenagem, sendo palco de fotos para turistas das mais diversas regiões da terra.
Terminado o mandato, Madiba retirou-se da cena política, mas continuou sendo a boa influência para seu amado povo. Por fim, a cinco anos de tornar-se centenário, deixa de estar em um só local em Joanesburgo para estar nos corações e mentes de quantos, em toda a face terrestre, admiravam-no e o amavam.
Parece que o Mestre Jesus dirigiu a ele, especificamente, algumas da Bem-aventuranças proferidas no Sermão do Monte, como registra o capítulo 5 do Evangelho de Mateus:

5. Bem-aventurados os mansos, porque herdarão a terra;
6. Bem-aventurados os que têm fome e sede de justiça, porque eles serão fartos;
7. Bem-aventurados os misericordiosos , porque eles alcançarão misericórdia;
8. Bem-aventurados os limpos de coração, porque eles verão a Deus;
9. Bem-aventurados os pacificadores, porque eles serão chamados filhos de Deus!
10. Bem-aventurados os que sofrem perseguição por causa da justiça, porque deles é o reino dos céus!

Agora - como discursou Barak Obama : "Ele não nos pertence mais, pertence à História".

Nenhum comentário:

Postar um comentário