segunda-feira, 23 de dezembro de 2013

A RESPEITO DO NATAL...

No próximo dia 25, a humanidade comemorará mais um Natal - aniversário de Jesus Cristo, que teria nascido há 2013 anos, no ano I de nossa era, no dia 25 de dezembro.
Porém, estudos de historiadores, teólogos e pesquisadores deixam claro que o nascimento de Jesus não se deu no I da era cristã. Teria ocorrido cerca de 4 anos antes, segundo comparação com personalidades históricas daquela época.
Por outro lado, uma rápida visita ao texto do evangelista Lucas, permite concluir que o nascimento não aconteceu em dezembro. Por uma razão bastante simples: nesse mês, o inverno naquela região é tão intenso que ninguém pode ficar ao relento. Nem as ovelhas, que são recolhidas aos apriscos. Logo, seria impossível que os pastores estivessem cuidando de seus rebanhos durante a noite, quando os anjos sugiram entoando "Glória a Deus nas alturas e paz aos homens de boa vontade", anunciando a chegada do Filho de Deus.
Estudiosos afirmam que a época mais plausível para o nascimento seria entre fevereiro e março. E têm para isso um apoio interessante: para a astrologia, esse período - de 18 de fevereiro a vinte de março -corresponde ao signo de peixes. Ora, peixe era um dos símbolos adotados pelos primeiros cristãos para se identificar - além da cruz, figura que já era muito conhecida dos pagãos e das autoridades. E a palavra peixe em grego é ICHTYS, que passou a ser, para eles, a sigla correspondente a IESOUS CHRISTOS THEOU YOS SOTER - Jesus Cristo, Filho de Deus, Salvador...
De igual forma, também o dia em si é incerto. Muitos pesquisadores defendem a ideia de que essa data foi escolhida, no incipiente cristianismo, como forma de propiciar a aproximação entre seu culto e os cultos pagãos, naquilo que se chama sincretismo religioso. Para os pagãos, o dia 25 era consagrado ao deus sol e, como Jesus -luz do mundo - simbolizava o sol de uma nova era, esse dia foi adotado.
A conclusão de tudo isso é que não sabemos ao certo o ano, nem o mês o dia do nascimento do Salvador. E isso, que pode parecer um despropósito para os homens, é como um propósito para Deus. Ele não quer que nos preocupemos com os detalhes histórico-cronológicos do nascimento de seu filho. Na verdade, isso pouco ou nada importa. O que importa mesmo é o fato espiritual. O que conta é que Jesus  nasceu! Nasceu e trouxe consigo um novo padrão de vida e de convivência - com Deus e com o próximo! Nasceu e estabeleceu a religião, a religação entre Criador e Criatura. Nasceu e revolucionou o mundo. Logo de partida, cindindo a História da Humanidade em duas fases bem nítidas e precisas: AC e AD: Antes de Cristo e Depois de Cristo! No aspecto espiritual, fixou  a separação entre o Período da Lei e o Período da Graça!
Nesse dia, ao redor do mundo, uma trégua, um cessar fogo, um ensarilhar armas se instala, proporcionado uma pausa na luta feroz do dia a dia!
E tudo isso ocorre porque ele, o Deus Filho, "se fez carne e habitou conosco" ensinando as lições de perdão, tolerância e amor - para com Deus e para com o próximo!
Que esse clima especial de  Natal domine os corações dos seres humanos e neles perdure por todos os 365 dias de 2014!

          FELIZ NATAL! VENTUROSO E PRÓSPERO ANO NOVO!

Nenhum comentário:

Postar um comentário