domingo, 29 de dezembro de 2013

FECHADO PARA BALANÇO...

No mundo corporativo, é comum esse aviso. Anuncia que as atividades usuais da empresa estarão suspensas por algum tempo, no fim do ano, para cuidadosa análise retrospectiva - como foi o desempenho ao longo do período - e prospectiva: que medidas implementar no exercício a se iniciar.
Um confronto é estabelecido entre as três colunas clássicas: entrada, saída e saldo!
Em decorrência do que, três situações podem despontar:
- as entradas superaram as saídas:  o saldo é positivo, tendo sido atingido o almejado lucro;
- as entradas foram inferiores às saídas: o saldo é negativo, disso resultando o nefasto prejuízo;
- as entradas e as saídas se igualaram: o saldo é neutro, não havendo lucro nem prejuízo.
Fechado o balanço, as providências de praxe são:
- no caso de lucro, distribuição de dividendos;
- no de prejuízo, rateio entre os sócios para cobertura do saldo negativo.

Não seria interessante que, em nossa vida pessoal, fizéssemos algo semelhante?

Há uma pausa natural no tempo que vai do Natal ao Ano Novo. O burburinho, as correrias e a movimentação exagerada de pessoas e de carros cessaram no dia 25! Dai até 31 de dezembro, a calmaria se instala. A sugestão que se impõe é esta: que tal colocar a plaquinha "fechado para balanço"?
Faça um exame introspectivo e verifique como está seu "ativo fixo":
- que "entradas" houve dos valores amizade, companheirismo, afeto, carinho, fraternidade, compreensão, solidariedade e amor?
- que "saídas" deles ocorreram? (convém lembrar que a única forma de saída legítima desses valores é pela transferência para o outro plano da vida de quem os fornecia! Qualquer outra razão indica apenas que esses bens de fato não integravam seu ativo real, mas eram fruto de "lançamento frio", de rubrica falsa.)
Concluído o "balanço pessoal", cuide das providências cabíveis:
- se deu LUCRO, reparta os dividendos com seus sócios: cônjuge, filhos, pais, parentes e amigos. Afinal, foi graças a eles que o balanço fechou em azul!
- se deu PREJUÍZO, pare e pense. Provavelmente a culpa terá sido sua! Nesse caso, seria injusto e iníquo querer ratear com  os outros os danos que VOCÊ causou... Assuma-os pessoalmente e cuide da devida reparação!
- se não deu lucro nem prejuízo, é caso de preocupação! Significa que seu ano foi de mornidão, inércia, nulidade, inação... e isso não é nada bom! Na Carta à Igreja de Laodiceia (Apocalipse 3: 15,16) diz o Espírito: "Eu sei as tuas obras, que nem és frio nem quente; oxalá foras frio ou quente! Assim, porque és morno e não és frio nem quente, vomitar-te-ei de minha boca"!
De qualquer forma que feche seu balanço, entretanto, você tem como realizar o lucro, recuperar o prejuízo ou dinamizar suas atividades: O Provedor-Mor, Deus, está a poucas horas de lançar em sua Conta Corrente da Vida um crédito de 525.600 minutos; ou 8.760 horas ou 365 dias para que você usar durante 12 meses, podendo assim equalizar sua contabilidade!
Considere, porém, advertência do poeta: "Deus pede estrita conta do meu tempo/ E é mister desse tempo já dar conta/ Mas como dar em tempo tanta conta/ Eu, que sem conta, gastei tanto tempo?

FAÇA O FAVOR DE TER TODO UM ANO NOVO DE PAZ, AMOR E FELICIDADE!


Nenhum comentário:

Postar um comentário