terça-feira, 25 de dezembro de 2012

25 DE DEZEMBRO DE 2012! HÁ 2012 ANOS NASCEU JESUS?

Hoje é 25 de dezembro de 2012 e os cristãos, ao redor do mundo, comemoram o 2012° aniversário de nascimento de Jesus Cristo, que teria ocorrido no ano um de nossa era: o 1° a.D. (anno Domini).

Porém...

Vários estudos afirmam que o nascimento de Cristo não se deu no que denominamos ano I. Confrontações com outros registros históricos - como a morte do rei Herodes e a posse do imperador Tibério - sugerem que ele teria nascido entre 2 a 6 anos antes.

O mês, também, não poderia ter sido dezembro, época de frio tão intenso na Palestina, que os pastores mantêm suas ovelhas protegidas em abrigos cobertos, os apriscos. Isso inviabilizaria o relato de Lucas, no capítulo dois de seu Evangelho, acerca dos "pastores que estavam no campo e guardavam durantes as vigílias da noite o seu rebanho"... quando "o anjo lhes disse: Não temais porque eis aqui vos trago novas de grande alegria... pois na cidade de Davi, vos nasceu hoje o Salvador que é Cristo, o Senhor".

Por fim, quanto ao dia, é quase certo que não foi 25. Essa data teria sido fixada muito posteriormente, na  busca de fortalecimento do Cristianismo, através da incorporação de hábitos e festividades já existentes em outros cultos. Por ocasião do solstício de inverno, comemorava-se o Natalis Solis Invicti - Nascimento do Sol Invicto, em homenagem ao deus persa Mitra, muito popular em Roma. E como Cristo prefigurava o sol de uma nova era, de uma nova vida, esse dia pareceu propício.

Chega-se, por tudo isso, à conclusão de que não há registros históricos indiscutíveis a respeito do ano, mês e dia do nascimento de Jesus. Entretanto, isso - que poderia, para a sabedoria dos homens, parecer um despropósito, zelosos que são de tais dados - é, ao contrário, como um propósito de Deus. Não quer Ele que nos prendamos a detalhes históricos ou geográficos, de tão pequena importância: "Porque está escrito: destruirei a sabedoria dos sábios e aniquilarei a inteligência dos inteligentes" (I Coríntios 1:19).

O importante realmente - o certo e indiscutível - é o fato espiritual: CRISTO NASCEU! Nasceu e revolucionou o mundo, a História e os conceitos humanos! Nasceu e trouxe consigo a Redenção, a Religião (re-ligação entre criatura e Criador) e o Evangelho (Ev Angelós, boa mensagem) a Boa Nova entoada pelos anjos naquela noite de Belém, e presente hoje em todo o mundo:

                  "Glória a Deus nas alturas, paz na terra e boa vontade entre os homens"!

Um comentário:

  1. Querido amigo e Irmão, tomei a liberdade de postar no meu face esse texto muito bem elaborado, mantendo, inclusive, a autoria. Obrigado, amigo, por nos dar de beber dessa sabedoria
    Feliz Natal e um Ano Novo cheio de Paz e muita Luz! Novaes Ribeiro

    ResponderExcluir