domingo, 30 de dezembro de 2012

FECHANDO PARA BALANÇO!

Estamos na antevéspera de um novo ano!
2012, com todos os seus acontecimentos - bons ou maus - acabou. Apenas o ano: O MUNDO NÃO!
Fechamos mais um ciclo em nossa existência. É um bom motivo, e momento, para "fechar para balanço", como se faz no mundo corporativo.
Só que, no nosso caso, não precisaremos recorrer a um profissional da contabilidade. É algo bem fácil de fazer e que, como apregoam os vendedores de rua, "não exige prática nem habilidade". É simples assim: tome três folhas de papel e coloque:

- na primeira, tudo aquilo que você tinha se proposto fazer em 2012;
- na segunda, tudo o que efetivamente fez durante o ano e,
- na terceira, o que deixou de fazer. De preferência especificando até o porquê da não realização.

Pronto: está feito o balanço.
Entretanto, prepare-se para o que vai encontrar na terceira folha. Isso porque temos - especialmente os brasileiros - muita iniciativa, pouca "continuativa" e quase nenhuma "acabativa"!
Ah! aquele curso de inglês, espanhol, italiano, alemão ou mandarim que íamos fazer sem falta! Aquela dieta ou regime para realçar a elegância física e aumentar a autoestima! Ou aquele Curso de Oratória, para acabar de vez com a humilhante inibição! Ou ainda a matrícula na academia para malhar pra valer...

Este é o momento que você lembrar que não se pode reescrever o passado, mas - contemplando-o - pode-se escrever um futuro melhor, mais profícuo, edificante e satisfatório.
As atividades que deixamos de praticar no ano findo não devem trazer-nos meramente frustração mas firme disposição de retomá-las na bênção do Novo Ano que Deus nos concede, como páginas em branco para serem preenchidas por nós ao longo de 365 dias!
Será salutar, também, rever algumas atitudes que ia adotar - ou alterar - no período anual que finda, como ser mais tolerante com o cônjuge, com os filhos ou com os pais; ser mais pontual nos compromissos; corrigir defeitos; demonstrar mais atenção aos colegas e amigos; deixar o vício ou os vícios; controlar os gastos; perdoar quem o tenha ferido com ofensa; pedir perdão a quem você tenha ofendido e por aí afora!

Faça isso. E tenha um FELIZ ÂNIMO NOVO!


Um comentário:

  1. Meu querido amigo J.B,
    2012 marcou nossa aproximação!Sua amizade foi uma das minhas principais conquistas de 2012!O mundo é dos OTIMISTAS . Os pessimistas não passam de espectadores.(FRANÇOIS GUIZAT.Em 2013 juntos caminharemos com fôrça e vigor(Helio Dias)

    ResponderExcluir