segunda-feira, 22 de abril de 2013

CONVITE DA SOCIEDADE AMIGOS DA CIDADE - TRADIÇÃO QUE SE RECUSA A MORRER...

25 de janeiro de 1934. Um grupo de cidadãos amantes da então tranquila e romântica Pauliceia - tendo à frente o idealista Francisco Prestes Maia - fundou a Sociedade Amigos da Cidade. Seus objetivos eram bem simples: preservar as tradições, o patrimônio cultural, artístico e histórico e outros valores de São Paulo e colaborar com a administração municipal mediante sugestões para melhoria da cidade. Seus quadros foram enriquecidos com grandes nomes, como Lucas Nogueira Garcez, Laudo Natel (ex-governadores de São Paulo), Otho Ciryllo Lehman (ex-senador da República), Gofredo da Silva Telles, Anhaia Mello, Milcíades Porchat, Lauro de Barros Siciliano, Paulo Penteado de Faria e Silva e outros nomes de destaque.
Suas reuniões eram concorridas e prestigiadas. Seus estudos e pesquisas bem recebidos pelo poder público e pela sociedade. Então a cidade começou a sofrer modificações rápidas e profundas. Para pior. A partir de seu quarto centenário, quando passou a ostentar o título de "a cidade que mais cresce no mundo", o desequilíbrio social se instalou e foi se agravando até chegar ao estado de pré-caos - ou de caos total - dos dias atuais. Por outro lado, a Sociedade passou a perder sócios: pela idade, por morte ou pelo receio de sair à noite para frequentá-la. Frente a isso, o então presidente, o valoroso arquiteto Eduardo Fares Borges, decidiu encerrar suas atividades. Não concordei: São Paulo têm carência de símbolos e tradições e íamos acabar com uma entidade emblemática de mais de 70 anos! Junto com um pequeno pugilo de abnegados amigos de São Paulo, resolvemos mantê-la aberta e ativa.
Demos-lhe uma nova função: reconhecer o mérito de pessoas e instituições que contribuem para a melhoria da qualidade de vida da cidade! Encontramos apoio na Câmara Municipal  - a Casa do Povo Paulistano - e vimos realizando Sessões Solenes periodicamente. Antes, tendo por proponente o vereador Quito Formiga. Na atual legislatura, o vereador Coronel Camilo  - por nós homenageado quando era Comandante Geral da PM - assumiu esse importante papel em prol da preservação de nossas tradições e valores!
É essa entidade - sem fins lucrativos ou político-religiosos - que convida a sociedade paulistana para a

SESSÃO SOLENE EM HOMENAGEM AOS CONSTRUTORES DA GRANDEZA DE SÃO PAULO! SERÁ QUINTA-FEIRA, 25 DE ABRIL, ÀS 19h00, NA CÂMARA MUNICIPAL: VIADUTO JACAREÍ, 100, 8° ANDAR. A CERIMÔNIA SERÁ SEGUIDA DE COQUETEL.
Entrada franqueada a todos os interessados. O Estacionamento da Câmara estará liberado!
COMPAREÇAM. TRAGAM FAMILIARES E AMIGOS. A CIDADE MERECE. E PRECISA!



Nenhum comentário:

Postar um comentário