quinta-feira, 25 de abril de 2013

QUAL A IMPORTÂNCIA DE UMA HOMENAGEM?

Nenhuma, para algumas poucas pessoas.
Afinal qual é o valor prático de uma homenagem? Acrescenta algum real à minha conta? Agrega algum valor efetivo? (Para os que pensam assim, "valor efetivo" é sinônimo de  "valor financeiro"! Sim, porque há pessoas que são tão pobres, mas tão pobres que a única coisa que possuem é...dinheiro!)

O real valor de uma homenagem paira muito além e acima de meras cifras monetárias.

Neste país em que nomes e feitos notáveis de pessoas e instituições são relegados ao mais completo esquecimento; neste país em que as datas magnas da nacionalidade são meramente "feriados", propícios ao lazer e a viagens:  neste país em que os atos de alta corrupção ficam impunes e os de somenos importância ou gravidade são duramente punidos;  neste país em que os que trabalham com os pés ou a garganta  - como futebolistas e "cantores" - são muitíssimo mais valorizados que aqueles que o fazem com o cérebro - como professores, cientistas e pesquisadores; neste país em que os heróis que realizaram sua grandeza não recebem honras e  nem mesmo citação nos ensinos escolares; neste país sem memória e sem gratidão, uma homenagem a quem a merece é uma forma de resgate dos valores morais, intelectuais, espirituais e cívicos há muito perdidos no Brasil! É também uma forma de apontar para as novas gerações exemplos elevados e éticos - bem diferentes dos exemplos vis e corruptores dos bons costumes - leia-se, entre outros, BBB - divulgados com alarde e estardalhaço pela mídia!

A contrapartida a toda essa absurda inversão de valores é o que busca fazer a Sociedade Amigos da Cidade - entidade sem fins lucrativos e sem conotações político-religiosas. Eis aí, portanto, a  importância da SESSÃO SOLENE DE HOMENAGEM AOS CONSTRUTORES DA GRANDEZA DE SÃO PAULO que será prestada HOJE, ÁS 19h00, no Salão Nobre da Câmara Municipal de São Paulo, a personalidades prestantes de nossa cidade e estado.  Estes são alguns dos homenageados da noite: Fábio Meirelles, Presidente do Sistema FAESP-SENAR , que já atendeu 3 milhões de jovens estudantes, pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Rural; Plínio Assmann, primeiro presidente do Metrô paulistano e da Associação Nacional do Transporte Público; Ives Gandra Martins, professor e jurista, insigne defensor dos vaalores cristãos e democráticos; Major-Brigadeiro Paulo Roberto Pertusi, presidente do Conselho Curador da Fundação Santos=Dumont e ex-Comandante do IV COMAR; João Carlos Dias, o valoroso diretor-responsável do Semanário da Zona Norte; os competentes engenheiros Luiz Felipe Proost de Souza, Mário Belfort e Paulo Eugênio Correa entre outros grandes "amigos de São Paulo"!

O objetivo de uma homenagem tal como esta é demonstrar a essas valorosas pessoas que a sociedade paulistana vê e reconhece seus esforços e sua dedicação em prol de melhores condições de vida, de trabalho e de convivência para os cidadãos de nossa Pauliceia e de nosso estado de São Paulo!

COMPAREÇA. SOME-SE A NÓS NESSE PREITO DE GRATIDÃO E RECONHECIMENTO!



Um comentário:

  1. Gostaria de ter tempo para homenagealos, eu valorizo essa ação e me entristeço pelos que se alienam nas bobagens temporarias mas fica aqui meu muito obrigado a todos que fazem da nossa vida cotidiana melhor.

    ResponderExcluir