terça-feira, 9 de julho de 2013

DICAS DE COMUNICAÇÃO: A IMPORTÂNCIA DO FIM!

"Finis opus coronat" : "o fim coroa a obra", diziam os latinos, mostrando quão importante é essa parte da mensagem, em qualquer comunicação. Por isso que, em Oratória, ela se chama "Chave de ouro"!
Quando o hábil e inteligente comunicador conclui sua fala dessa forma, o aplauso é certo e caloroso. Se tiver cometido alguma falha ao longo do discurso, a vibrante salva de palmas apagará  e pagará tudo...
Por outro lado, se ele não souber dar o fecho correto, todo o valor do que foi dito nas partes anteriores - início e meio - irá por água abaixo!
Por que o fim é tão importante?
Precisamente porque é O FIM!
Porque em todas as coisas e situações cria-se grande expectativa em relação a ele. Onde está, por exemplo, a graça de uma piada? O ponto alto de um romance, de uma história, de uma novela? No FIM!
Tanto isso é certo que a Globo coloca o último ato de todas as suas novelas na sexta-feira... e o repete no sábado! Aparentemente uma incoerência, um "tiro no pé"! Ela sabe que o sábado todo é "horário nobre", disputado com unhas e dentes por todas as emissoras. Pela lógica, os telespectadores, que já viram essas cenas na sexta-feira, não quereriam revê-las no sábado e se bandeariam (sem nenhuma alusão à Band...) para outros canais... só que não é o que acontece! Por incrível que pareça, querem "curtir" um pouco mais o quê? O FIM!
Em comunicação negocial, o bom profissional deixa seu argumento mais forte para o final, que em vendas se chama tecnicamente "Fechamento" e, popularmente, "Malho final"!
Em razão disso, em Oratória o FIM tem de merecer especial atenção. O Método J. B. Oliveira de Comunicação Integral diz: "Antes de proferir a primeira palavra, determine e fixe qual será a última".
Como ensina o sábio Salomão, em Eclesiastes: "Melhor é o fim das coisas do que o princípio delas"!
A verdade é que se "A primeira impressão é a que marca", "A última impressão é a que fica"!
Para que o FIM traga os resultados desejados - especialmente o aplauso consagrador ou o fechamento de uma venda - existem meios inteligentes, racionais e eficazes. São estratégias, táticas e dicas que os bons professores e os bons cursos de oratória transmitem aos seus alunos. E funcionam!


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