domingo, 14 de julho de 2013

O BEDUÍNO, SEU CAMELO E OS MÉDICOS DO BRASIL

Uma lenda árabe - talvez narrada pelo grande Malba Tahan - fala de um beduíno que, ao cair da noite, interrompe sua viagem pelo deserto, arma sua tenda e prepara-se para dormir. É quando seu camelo lhe diz:
- Perdoe, meu senhor, mas preciso fazer-lhe um pedido: transportei-o durante todo o dia sob o sol escaldante do deserto e farei o mesmo amanhã. Porém, não tenho como e onde proteger minha cabeça do frio sereno da noite. Posso resguardá-la sob sua tenda?
- Sim, é justo que o faça, já que não dispomos de estrutura suficiente para dar a proteção que merece!
Então o camelo coloca ali sua cabeça. Logo depois, porém, volta-se para o beduíno:
- Senhor, perdoe-me de novo, mas tenho a garganta muito sensível e se meu pescoço não for protegido desse frio, não terei como trabalhar bem amanhã. Posso pô-lo também dentro de sua tenda?
- Certamente que sim. Se não há outros meios de prevenir sua saúde, pode abrigar aqui seu pescoço.
Assim fez o camelo. O bom beduíno já estava quase dormindo quando de novo ouve a voz de sua montaria:
- Bem, senhor, ocorre que também minhas corcovas precisam de cuidados, pois terão que transportá-lo e toda sua carga amanhã. Posso colocá-las dentro de sua tenda?
- Não há como negar pela falta de outros meios! Ponha-as também sob a lona da tenda e vamos descansar!
Mas não demora muito para que o camelo intervenha uma vez mais:
- Senhor, é que agora só falta um  pouquinho de nada para eu ficar inteiramente resguardado do frio da noite... posso abrigar o resto de meu corpo?
- Sim, camelo, sim. Protegê-lo por completo é um dever que tenho que reconhecer. Faça como me pediu, mas vamos dormir, que logo mais amanhecerá!
E assim mal acomodado, sem conforto, espremido em um espaço que outrora lhe era confortável, o cansado e paciente beduíno  começa a conciliar o sono. Mas de novo a mesma insistente voz se faz ouvir:
- Lamento, mas este espaço é insuficiente. Não dá para nós dois! O senhor vai ter que dormir lá fora!!!

"E assim termina o conto. É aqui que bate o ponto"!

E OS MÉDICOS DO BRASIL?

Bem, que se cuidem: o camelo já conseguiu pôr a cabeça e o pescoço dentro de sua tenda...!

Nenhum comentário:

Postar um comentário