sábado, 6 de julho de 2013

ORATÓRIA. PARA QUE E PARA QUEM SERVE?

Antes de sabermos PARA QUE e PARA QUEM serve a Oratória, convém saber  O QUE É Oratória.
Para muitos, é "a arte de falar em público". Nesse caso, serviria apenas para políticos, candidatos a cargos eletivos e pregadores...
Mas, será que Oratória é isso? Ou só isso?
Afinal, o que é Oratória?
Etimologicamente, ORAtória vem de OS, ORIS, que significa BOCA no Latim erudito. A origem mais próxima da palavra é a forma ORIS, do genitivo singular, que se traduz por "DA BOCA". 
Pronto! Está aí o sentido preciso de ORATÓRIA: toda comunicação que vem DA BOCA, isto é, toda comunicação FALADA!
Logo, mesmo uma conversa informal, ou um bate-papo, ou uma "prosa" descompromissada, é Oratória!
E PARA QUE serve?
Serve para permitir que as pessoas - em quaisquer circunstâncias - expressem seus pensamentos, sentimentos, ideias e ideais de forma clara, precisa, atingindo não apenas os ouvidos, mas também a mente e a alma dos ouvintes. Serve mais: para dar às pessoas a confiança necessária para sair da timidez, da inibição, do medo de falar e da humilhante mudez, através do domínio de técnicas e fórmulas.
E na prática, funciona?
Vejamos este caso real.
Em dezembro de 2001, anunciei em meu programa "O Poder da Palavra" (Rádio Mundial FM 95,7; AM 660, domingos, às 17h30) a realização de um Curso de Oratória Moderna. Por solicitação do amigo Leôncio de Arruda - que hoje se encontra "no andar de cima" - o curso marcou a inauguração do auditório de sua empresa, no centro da cidade. 
Fez parte da turma uma jovem senhora, bastante tímida e retraída que, ao encerramento, veio falar comigo. Era dona de casa e mãe de três crianças: Camila, Guilherme e Marina. Disse que o curso havia lhe dado técnicas e coragem para se comunicar. Que isso lhe permitiria falar nas reuniões de pais e mestres da escola de seus filhos e também em outros ambientes em que, até então, ficara muda, embora querendo falar!
Encantada por ter descoberto o universo da comunicação, fez alguns outros cursos conosco - Nível II de Oratória, Programação Neurolinguística, O Poder da Palavra - e então, encantada por ter descoberto um novo mundo, o mundo da comunicação, decidiu retomar os estudos, interrompidos havia muito tempo.
A história termina aqui, em 2013: Maria Helena Alves graduou-se em junho em Psicologia, com isso mudando a história de sua vida e da vida de toda sua família! A mola propulsora da transformação da dona de casa Maria Helena na Psicóloga Maria Helena foi tão somente a Oratória: o conhecimento das maravilhas que compõem o rico, extarordinário e magnífico universo da Comunicação Humana!
Por isso, proclamava o grande Rui Barbosa: "Péricles, Cícero, Mirabeau, Pitt, Gladstone, Cavour, Lincoln, Bismark, Daek, Thiers, Gambetta, que foram todos esses titãs do pensamento e da ação militante senão prodigiosas encarnações da palavra...?"
E Salomão completa: "A morte e a vida estão no poder da língua, e aquele que a ama comerá de seu fruto". (Provérbios 18, 21).

Nenhum comentário:

Postar um comentário