terça-feira, 19 de março de 2013

ATÉ ONDE NEUROLINGUÍSTICA É NOVIDADE?

Normalmente se diz que a PNL - Programação Neurolinguística nasceu em meados dos anos 1970, tendo sido seus criadores Richard Bandler e John Grinder, da UCLA - Universidade da Califórnia. Eles próprios afirmam, porém, que tomaram por base trabalhos de outros estudiosos, destacadamente: Fritz Perls, Milton Erickson, Virginia Satir e Gregory Bateson. A partir daí, desenvolveram e sistematizaram a PNL, implementando recursos, processos, técnicas e estratégias próprias dessa disciplina.
Entretanto, se se observar cuidadosa e criteriosamente o sistema aplicado à persuasão, ao convencimento e à conquista do povo alemão pelo regime nazista no final dos anos 1930 e início de 1940, identifica-se a presença  de elementos da PNL! Especialmente a exploração dos Canais Neurolinguísticos da Comunicação: Visual, Auditivo e Cinestésico! Não se pode esquecer que Joseph Goebels - ministro da Comunicação do III Reich - era extremamente hábil nesse setor, conseguindo, com isso, envolver, iludir, enganar, engambelar grande parte da culta nação alemã, vendendo-lhe mentiras por verdades, como a nefasta teoria da superioridade da raça ariana, de tão terríveis e desumanas consequências!
Outros indícios de utilização de linguagem subliminar e suprassensorial levam a épocas ainda mais remotas!
Canais Neurolinguísticos de Comunicação, "Rapport", metaprogramas, eliciação, mapa e sintaxe mental e outras tantas ferramentas compõem um fantástico arsenal de recursos que a PNL fornece para entendermos  melhor nosso semelhante e - principalmente - para sermos por ele bem entendidos e bem aceitos!
Estes são alguns itens do CURSO DE NEUROLINGUÍSTICA PRÁTICA do próximo sábado! 
Havendo interesse em dele participar, entre no site www.jboliveira.com.br


Nenhum comentário:

Postar um comentário