quinta-feira, 7 de março de 2013

DICAS DE COMUNICAÇÃO - O INÍCIO: COMO DEVE SER!

Para saber COMO deve ser o início, precisamos saber O QUE É o início e PARA QUE serve!
Seu nome, em técnica oratória, é EXÓRDIO.
Cícero, um dos maiores oradores de todos os tempos, assim o definiu: "Exórdio é a parte do discurso que prepara o público para bem receber a mensagem". Em outras palavras, a função  do início é motivar o auditório a ouvir com atenção o que o comunicador vai falar.
Para isso, alguns cuidados são indispensáveis. O exórdio tem que ser instigante, provocativo, original, porque a mesmice em um início jamais desperta a atenção dos ouvintes!
Também deve ser curto, incisivo e objetivo, apenas gerando expectativa em relação à mensagem, propriamente dita, que virá a seguir.
São Paulo, o apóstolo dos gentios, dá-nos um bom exemplo.
Deveria falar no Areópago, em Atenas, aos gregos ali reunidos. Ele sabia que aquele povo era politeísta, tinha uma infinidade de deuses: da guerra, do mar, da colheita, da sabedoria e por aí afora, com um detalhe: receosos de omitir alguma divindade e com isso atrair sua fúria, tinham um altar destinado "ao deus desconhecido"!
Paulo assim inicia sua fala: "Cidadãos atenienses, em tudo os vejo muito religiosos, porque passando eu e vendo vossos santuários, achei também um altar em que estava escrito: AO DEUS DESCONHECIDO. Esse, pois, que vós honrais não o conhecendo, é o que eu vos anuncio" e, a partir daí, passou à pregação sobre o Deus de sua fé.
Um estudo desenvolvido nos Estados Unidos demonstrou que os 30 primeiros segundos de uma fala são fatais: ou o orador atrai e capta a atenção de seus ouvintes ou será muito difícil fazê-lo depois!
Situação semelhante ocorre na comunicação escrita: às vezes, você até tenta ler um livro... mas não passa do começo, porque ele não prende sua atenção. Em outros casos, porém, você iria apenas "dar uma olhadinha", mas não consegue desprender-se do texto, lendo-o até o fim!
 Onde está o segredo: NO EXÓRDIO. NO INÍCIO INSTIGANTE!
Particularmente, chamo o início de Vitrine. E esclareço: o lojista inteligente ali coloca o seu produto mais chamativo... e atrai pessoas que, talvez, passassem por ali sem dar a menor atenção... principalmente aquelas da espécie humana, da subespécie "consumista máxima"!E
Por isso, ao preparar suas falas, "capriche" no exórdio. Faça-o, como já dito, original e provocativo. Deixe seu público curioso, interessado, motivado a ouvir sua mensagem! E não se esqueça:
"Você não terá uma segunda oportunidade de criar uma primeira boa impressão"...!

Agora, um lembrete, que só vale para hoje e amanhã: no Curso de Oratória Moderna que vou ministrar no próximo sábado, dia 9, no San Raphael Hotel, ainda há algumas vagas. Se for de seu interesse - ou de alguém de seu relacionamento - basta acessar o meu site e fazer a inscrição!

Nenhum comentário:

Postar um comentário