domingo, 3 de março de 2013

DICAS DE COMUNICAÇÃO

"DICAS DE COMUNICAÇÃO COM J. B. OLIVEIRA" é o nome da vinheta que apresento  no programa "Jovem Pan no Mundo da Bola", do amigo Flávio Prado, todos os sábados, entre 10 e 13 horas. São comentários curtos, objetivos, pontuais sobre a arte e ciência dessa bênção - característica do ser humano - chamada Fala!

FALAR deveria ser, para os humanos, tão natural como é o cantar para os pássaros. Afinal, essa é sua marca distintiva, seu diferencial. Entre todas as criaturas do universo, somente o ser humano fala!
"Opa! o papagaio também fala!", pensou alguém.
O papagaio fala?
Não! Ele apenas repete, mecanicamente, aquilo que ouviu. Falar é muito mais do que isso. Falar é converter o que vai no íntimo de nosso ser - ideias, sentimentos, pensamentos - em sons modulados, articulados, inteligentes e inteligíveis. E isso só o ser humano faz! O papagaio "papagaia" e nada mais!

Entretanto, não são poucos aqueles que têm grande dificuldade de verbalizar seus pensamentos...
Então, aí vai uma dica, bem simples, mas funcional: ORGANIZE SUAS IDEIAS!

Pessoas há - e são muitas - que se põem a dizer coisas "sem pé nem cabeça", com total ausência de lógica, coerência e consistência, com isso perdendo o interesse dos ouvintes e também "o fio da meada"! Como não souberam começar  não sabem continuar e, o que é pior, menos ainda terminar!

Então faça isto: antes de falar, ponha rapidamente em ordem, numa sequência lógica, as ideias que você quer transformar em palavras. Pense no que pretende dizer e coloque seus pensamentos nesta sequência: início, meio e fim!
Ou como recomenda  em "Alice no país das maravilhas" o rei, personagem criado por Lewis Carroll: "Comece pelo começo, siga até chegar ao fim e então pare"!

Início, meio, fim, cada uma dessas partes tem sua razão de ser, sua finalidade, que deve ser respeitada...
Mas isso já é outra dica e ficará para outro dia! Por ora, grave em sua mente apenas esta advertência:

                 "ANTES DE LIGAR A BOCA, LIGUE O CÉREBRO"!




Nenhum comentário:

Postar um comentário