segunda-feira, 25 de março de 2013

DICAS DE COMUNICAÇÃO: O QUE FAZER COM O NERVOSISMO?

Geralmente no início da fala, às vezes no meio ou em qualquer parte da comunicação, surge o bendito nervosismo! O pior é que ele traz consigo a desorganização das ideias e o terrível e indesejável "branco": a desconexão da mensagem! O que fazer?

Em nosso Curso de Oratória Moderna fornecemos, para superar esse problema, algumas orientações bem objetivas e pontuais. A primeira - e mais importante delas - é estar perfeitamente a par do assunto sobre que vai discorrer. É estudar muito, mas muito mesmo, o tema central e as derivações periféricas. Em seguida, para adquirir mais firmeza e confiança, o ideal é ensaiar a fala repetidas vezes, de modo a gravar sua essência, sua sequência e seus desdobramentos. Montalverne, primoroso orador sacro, escolhia no no início da semana o tema do sermão que faria no domingo. Dirigia-se então ao jardim do convento e o proferia diante de uma flor, como se ali estivesse seu público. Concluído, fazia o mesmo para outra e assim por diante, durante toda a semana. Quando efetivamente pronunciava sua homilia, todos ficavam encantados, e invariavelmente diziam: "Que inspiração!" Pois é, inspiração, sim. Mas, também transpiração! 

Se, porém, com tudo isso, ainda chegar o nervosismo - inevitável para muitos - faça apenas isto: respire profundamente, o mais profundamente possível, aspirando o ar pelo nariz. Retenha-o por alguns segundos e então expire. Ao fazer isso, você estará oxigenando todo seu organismo e, de modo especial, o cérebro! Essa oxigenação tenderá a baixar a carga de adrenalina, diminuindo a tensão neuronal e acarretando calma e serenidade! Anthony Robbins, respeitada autoridade na área de PNL, autor do best-seller "Poder sem limites", diz: "A respiração é a maneira de oxigenar completamente o corpo e, assim, estimular o processo elétrico de cada célula"! É fato notório que todas as técnicas e ciências que se dedicam a melhorar a fisiologia humana - como fisioterapia, ioga, artes marciais, processos terapêuticos etc. - dedicam especial atenção à respiração, iniciando por aí suas operações!

Portanto, aí está a dica: na primeira manifestação dessa incômoda barreira da comunicação, faça a experiência. Você verá que ela funciona mesmo!

2 comentários: