quarta-feira, 20 de março de 2013

O HOMEM, A MULHER E A PROGRAMAÇÃO NEUROLINGUÍSTICA.

"HOMENS SÃO DE MARTE MULHERES SÃO DE ... MORTE", todos já sabem, é o título de meu mais recente lançamento, em audiolivro. Por sinal, a aceitação tem sido uma agradável surpresa. Como não está nas livrarias convencionais, mas sua venda é feita pelo site www.jboliveira.com.br e - por enquanto - apenas na Livraria do Perseverança, o acesso dos leitores (ou melhor, ouvintes) não é tão fácil. A cada dia, entretanto, chega um "caminhão" de pedidos! Em palestras, como a de ontem, a quantidade de pessoas que buscam o audiolivro e o autógrafo é impressionante!

O subtítulo da obra diz: diferenças comunicacionais, neuronais e comportamentais entre homens e mulheres, e o conteúdo relata dezenas de casos curiosos, interessantes e engraçados, mostrando quão distinto é o "sistema operacional" de cada sexo! E o que isso tem a ver com Programação Neurolinguística? TUDO!

A PNL mostra que nossas atitudes, ações e comportamentos obedecem a uma PROGRAMAÇÃO - em grande parte independente de nossa vontade e conhecimento racional, pois acha-se inserida em nossa herança genética. Essa programação se desenvolve no universo do cérebro, no campo dos NEURÔNIOS, e se manifesta de forma LINGUÍSTICA, através das linguagens falada e não falada. Pronto: está tudo aí: a PROGRAMAÇÃO NEUROLINGUÍSTICA é um conjunto de ferramentas que, tomando por base os fatores acima, abre campos para o conhecimento integral da pessoa: de si mesma e de seu semelhante, propiciando a melhoria do relacionamento profissional, social e familiar! E aí vem a parte crucial: a MULHER é muito mais neurolinguística do que o HOMEM!

Entre os elementos fundamentais da PNL, estão os Canais Neurolinguísticos da Comunicação: Visual, Auditivo e Cinestésico. Ora, quem tem maior capacidade visual - com atenção aos detalhes - ? A mulher! No campo auditivo, quem retém mais informações do que ouve não é o homem. É a mulher! Experimente contar de novo algo que contou a ela há dois anos, por exemplo. Se não estiver igualzinho tintim por tintim ela vai dizer "Não, não foi assim que você me disse" Para ele, qualquer modificação "passa batido": ele não prestou a mínima atenção mesmo... ! Por fim, no segmento cinestésico, dos sentidos, sensações e sentimentos, quem é mais sensível? Quem "sente" as coisas mesmo sem nada ver ou ouvir? Quem tem - e usa - a intuição? Mais uma vez é ela!

Por tudo isso é que a mulher está gradativamente ocupando, cada vez mais, lugares de destaque profissional, social, cultural e político! Atividades que, em passado até próximo, eram privativamente masculinas: piloto de avião comercial e militar; delegado de polícia, policial militar, oficialato das Forças Armadas etc., em nossos dias são plena e satisfatoriamente desempenhadas pela mulher!
Hoje o nome de um antigo programa de TV é indiscutível realidade: O MUNDO É DAS MULHERES!

Nenhum comentário:

Postar um comentário